ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

domingo, 6 de dezembro de 2015

COORDENADORIA DE BEM ESTAR ANIMAL ATENDEU A 190 DENÚNCIAS DE MAUS TRATOS EM 2015

A Coordenadoria de Bem Estar Animal, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou um balanço dos atendimentos realizados em 2015, até novembro: foram registradas 190 denúncias de maus tratos – todas já atendidas. Desse total, a Coordenadoria constatou que 85 (45%) foram procedentes e 105 (55%), improcedentes. Além de garantir o atendimento a todas as denúncias e dar o devido encaminhamento a elas, o órgão vem trabalhando na prevenção: em campanhas e ações de sensibilização sobre a importância de respeitar os animais, e também promovendo feiras de adoção.

A Coordenadoria foi criada em agosto de 2014 pelo prefeito Rubens Bomtempo. Até então, havia o Núcleo de Bem Estar Animal. A mudança permitiu uma reorganização e ampliação do setor, com aumento no número de técnicos para atendimento à demanda do município. “Com pouco tempo de existência da Coordenadoria de Bem Estar Animal, conseguimos dar uma resposta a uma demanda de muitos anos em Petrópolis, avançando nessa área. Tanto na resposta às denúncias, quanto na prevenção, incentivando a guarda responsável. Desde 2013, promovemos 15 feiras de adoção, o que possibilitou que mais de 200 animais fossem adotados”, disse a coordenadora de Bem Estar Animal, Rosana Portugal.
Nas denúncias procedentes, o órgão atuou orientando os responsáveis, abrindo processos administrativos contra o autor (com notificação e multa) e, nas situações mais graves, registrando os casos na Delegacia de Polícia. Em 2015 foram feitos cinco boletins de ocorrência, com base na lei de crimes ambientais – 9.605/98, artigo 32.
“Percebemos um número muito alto de denúncias improcedentes. Então, é importante que a pessoa não faça denúncias por motivos pessoais, por não gostar do vizinho, por exemplo, e somente denuncie os casos que, de fato, forem de maus tratos aos animais”, disse Rosana Portugal.
Para denunciar casos de maus tratos a animais, a população deve ligar para a Coordenadoria de Bem Estar Animal, no telefone 2246-9140 ou mandar e-mail para smacobea@petropolis.rj.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia