terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

DEFESA CIVIL CAPACITA 42 PROFESSORES PARA TRABALHAR PREVENÇÃO EM SALA DE AULA


Quarenta e dois professores da rede municipal já concluíram, pela internet, o Curso Básico de Capacitação para Professores em Proteção e Defesa Civil, oferecido gratuitamente pela Prefeitura. Eles aprenderam sobre prevenção de desastres das chuvas e agora poderão trabalhar essas noções de Defesa Civil em sala de aula. A proposta da Prefeitura é possibilitar que crianças e adolescentes pensem desde cedo em prevenção em relação aos efeitos das fortes chuvas – características do verão em Petrópolis.
O curso, realizado no segundo semestre de 2015, foi o primeiro em Petrópolis. Ele foi oferecido aos professores após a inclusão, em dezembro de 2014, da temática da Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal – conforme decreto do prefeito Rubens Bomtempo.

“O primeiro passo foi o decreto do prefeito incluindo a Defesa Civil no currículo escolar. Essa é uma medida com efeitos no curto, no médio e no longo prazo, porque gera uma mudança de comportamento da sociedade em relação aos perigos das chuvas. O passo seguinte foi a capacitação dos professores para que possam trabalhar esses conceitos com os estudantes. E é isso que viemos fazendo ao longo de 2015 e que vamos continuar trabalhando em 2016”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
A professora Fabiana Pimentel Kloh, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Paula Buarque, em Benfica, foi uma das professoras que concluíram o curso pela internet. “Eu achei ótimo. Todo mundo tem seus compromissos, então nem sempre há tempo disponível para um curso presencial. Com a possibilidade de fazer o curso pela internet, fica mais fácil, porque esse conhecimento está ali na mão, no celular. E foi bom também porque, no início, muitos professores pensaram que essa temática da Defesa Civil só poderia ser trabalhada nas matérias de Ciências e Geografia. Mas, com o curso, vimos que a prevenção de desastres não é um conteúdo de uma matéria específica, mas é conteúdo de vida, podendo ser trabalhado também nas aulas de Matemática e História, por exemplo”, disse Fabiana.
O curso pela internet, realizado em 2015, voltará a ser oferecido em 2016. Além dessa formação à distância, a Prefeitura vem promovendo também, desde o ano que passou, a formação presencial, por meio das Secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Educação: são aulas mensais sobre Defesa Civil em três escolas-pólo, envolvendo professores, estudantes e funcionários de 22 escolas municipais, com a realização de dinâmicas de grupo relacionadas à prevenção de desastres das chuvas.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS