ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

GRÃO EM GRÃO ABRE NOVOS CURSOS GRATUITOS EM NOGUEIRA



O início do ano letivo desperta interesse por cursos e atividades que vão além dos bancos de escola. Aprender artesanato, praticar esporte, conhecer informática, se aventurar nas aulas de teatro ou culinária,
buscar capacitação num curso de costura ou cabeleireiro, viajar em aulas de idiomas. Quem não quer esta oportunidade? E de graça!

O projeto social De Grão em Grão está oferecendo cursos gratuitos para a comunidade, em várias áreas. O objetivo é capacitar jovens e adultos para que consigam melhores oportunidades de trabalho. O projeto atende principalmente os moradores dos distritos de Petrópolis, e novas turmas estão sendo iniciadas em fevereiro.


As escolinhas de voleibol e de futebol já contam com mais de cem alunos, e acontecem há oito anos. Escolinhas de boxe, jiu jitsu crezio e capoeira completam a grade de esportes para crianças e adolescentes, agora sob coordenação de Felipe Lorenzi.

Cabeleireiro é outro curso dos mais requisitados, formando profissionais facilmente colocados no mercado, oferecido pelo profissional local Marquinhos. Os alunos que completaram o cursos nos outros anos já estão trabalhando em seus próprios salões ou de terceiros.Por toda a cidade de Petrópolis encontramos fábricas e confecções.  A industria têxtil e de confecção são fortes empregadores no município. Apostando na melhoria da qualificação profissional o Grão oferece aulas de costura.

Uma das novidades deste ano é o clube de artesanato, onde a voluntária Regina ensinará diferentes técnicas de artesanato. O patchwork, sempre muito concorrido, terá turma para alunas iniciantes e intermediárias. Tricô, artesanato em feltro, decoupage e crochê também estão disponíveis.

Outra novidade de 2016 é o curso de teatro para jovens.

Espanhol, Inglês Kids e Inglês Teen preparam os participantes para o mercado de turismo da cidade, e qualificam para outras posições. O conhecimento básico de idiomas abre muitas portas. O reforço escolar é disponibilizado por voluntários que estudam com a criança para que entenda a matéria e supere suas dificuldades na escola.

O curso básico de informática é disponibilizado para crianças, jovens e adultos. As turmas são divididas por faixa etária, com programas diferentes para cada segmento. Para crianças e pré-adolescentes inclui edição de texto e é mais lúdico. Já adolescentes a partir de 14 anos e adultos aprenderão Word, Excel e Internet. O curso corel draw (artes gráficas) também será disponibilizado.

A cozinha industrial do Grão é aberta para voluntários prepararem aquela receita gostosa, numa troca para os alunos aprenderem e degustarem. É o espaço gourmet.

Os cursos disponíveis este ano são:
- Artesanato em feltro 
- Cabeleireiro
- Clube do artesanato
- Corel draw (artes gráficas) 
- Costura
- Crochê
- Decoupage
- Escolinha de boxe
- Escolinha de capoeira
- Escolinha de futebol
- Escolinha de jiu jitsu crezio
- Escolinha de voleibol
- Espaço gourmet
- Espanhol
- Informática básica
- Inglês kids
- Inglês para adolescentes
- Patchwork intermediário
- Patchwork para principiantes
- Reforço escolar
- Sabedoria de viver (alongamento para 3a idade), (lotado)
- Teatro
- Tricô              

Além dos cursos o projeto desenvolve outras quatro atividades:
No Projeto Fraldas são produzidas e doadas fraldas descartáveis para idosos e portadores de necessidades especiais, trazendo conforto aos usuários;
O Projeto Bebê confecciona e doa lindos enxovais para as grávidas da comunidade;
A Costura Santa Rita faz e doa roupas e agasalhos para idosos dos asilos locais;
Terapia de Apoio é oferecida por psicanalista.

O espaço do CePAS é alugado para festas e eventos e conta com cozinha bem equipada, banheiros, parquinho infantil, mesas e cadeiras. E a renda é em benefício do Grão.

Como ajudar? O Grão tem a participação de cem voluntários em seus cursos e atividades. Interessados são muito bem vindos a conhecer a iniciativa e ajudar como voluntário. Baseada na participação de voluntários, a obra está sempre precisando de colaboradores. Todos os interessados são bem vindos a conhecer o projeto social. Precisa-se especialmente de quem ensine culinária, costura, alongamento e reforço escolar.

O Grão é uma iniciativa da paróquia de Nogueira, que tem como pároco atualmente o pe. Jac.
Colaborações financeiras podem ser feita através da conta no Banco Itaú, agência 8017, conta corrente 06934-8 em nome de Mitra Diocesana de Petrópolis, CNPJ: 28.805.190/0038-25. Ou contribuição mensal como padrinho.

Parte integrante da Paróquia de Nogueira, o projeto social desenvolve atividades para a comunidade, com o objetivo de desenvolver e capacitar os mais carentes. Em abril a iniciativa completa dez anos.

MATRÍCULAS
Os cursos estão disponíveis para crianças, adolescentes e adultos, e estão sujeitos a disponibilidade de vaga. Para fazer a matrícula os interessados devem ir ao Grão levando um documento. Todos os cursos são grátis. É pedida apenas uma contribuição de R$10 para a matrícula e não é cobrada mensalidade.

CONTATO
PROJETO SOCIAL DE GRÃO EM GRÃO
Avenida Leopoldina 590, Nogueira, Petrópolis, RJ, Telefone: 2221 5634
Horário da Secretaria: de 2ª a 6ª feira de 08 às 12h e de 13 às 17h

Visite o site: www.degraoemgrao.com.br