| CIDADE

FIQUE EM DIA: CONTRIBUINTES TÊM ATÉ O DIA 31 PARA REGULARIZAR DÉBITOS COM A PMP

Negociações podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 16 | Divulgação Com estrutura especial de atendimento montada no clube Petr...

domingo, 21 de fevereiro de 2016

PREFEITURA REALIZA MARCHA CONTRA O AEDES AEGYPTI NO MADAME MACHADO


A comunidade da Madame Machado, em Itaipava, participou nesta sexta-feira (19/2) de uma marcha contra o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A mobilização foi promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) e Educação. Crianças da Escola Municipal Amélia Antunes percorreram as ruas do bairro ao lado dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do Posto de Saúde da Família (PSF) e de Agentes de Combate a Endemias. As crianças levaram cartazes com mensagens de prevenção ao mosquito e panfletos também foram distribuídos.

“Hoje é um dia de mobilização da assistência social e da educação contra o aedes aegypti. Estamos envolvendo as crianças e os assistidos pelo CRAS nessa luta contra a dengue, a febre chikungunya e a zika, em uma ação dentro da comunidade. É importante que essa mensagem chegue a todos”, disse a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Fernanda Ferreira, lembrando que as ações devem ser permanentes. Estamos falando de cidadania. O diagnóstico da microcefalia pode trazer, junto, o comprometimento de funções, e a pessoa pode tornar-se público prioritário da assistência, tendo direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), desde que respeitados os critérios de renda”, explicou a secretária.
O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, e a secretária de Educação, Maria Elisa Badia, também participaram da mobilização. Eles agradeceram a participação da comunidade, dos profissionais e dos alunos. “Governo e sociedade civil devem estar juntos no combate ao mosquito, que já existe há décadas em nosso país e que neste momento aparece de uma forma mais preocupante”, ressaltou Curvelo.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Claudia Mendoza, destacou a participação das crianças e dos profissionais que atuam no PSFs que promoveram uma palestra, na sede do Centro Comunitário, sobre as três doenças e explicaram como combater o mosquito. “A ação de hoje é dentro da comunidade, mais próxima aos moradores”, frisou. Os alunos Daniel e Leonardo participaram da caminhada e deram dicas para evitar a proliferação do mosquito. “Não podemos deixar água parada e a caixa d´água tem que estar tampada”, alertou Daniel.


Sigas as dicas para evitar focos do mosquito:

  • - Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
  • - Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas.
  • - Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
  • - Tratar as piscinas com cloro e fazer a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
  • - Manter as calhas limpas e desentupidas.
  • - Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.


ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI