ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quinta-feira, 17 de março de 2016

PETRÓPOLIS COMEMORA 173 ANOS COM ATRAÇÕES NA PRAÇA DA LIBERDADE




A quarta-feira (16/3) foi dia de festa para Petrópolis, que festejou 173 anos de fundação. A programação começou logo pela manhã com uma missa na ação de graças na Catedral São Pedro de Alcântara. O pároco da igreja, padre Adenilson, celebrou a missa, que contou a presença do prefeito Rubens Bomtempo e da primeira dama e secretária Chefe de Gabinete Luciane Bomtempo, além de secretários municipais, vereadores e membros da Família Imperial. A banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve Dom Pedro II e a Banda Marcial Wolney Aguiar também participaram das comemorações.

“Começamos as celebrações com um momento de paz e reflexão. É importante propagar essa cultura da paz, do amor pelo próximo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. Após a missa, o prefeito depositou flores nos monumentos em homenagem ao Major Julio Frederico Koeler e a Dom Pedro II. Durante a solenidade, Dom Manoel de Orleans e Bragança e a presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Maria de Fátima de Moraes Argon, foram homenageados pelo prefeito. "Hoje reafirmamos nosso compromisso de valorizar o diálogo, de buscar o entendimento entre os setores da sociedade para a construção de uma cidade mais igual, de proteger cada vez mais os nossos valores, nossas memórias e nossa história”, ressaltou.

A presidente do IHP lembrou a história da fundação da cidade. “O Major Koeler foi a força do trabalho e Dom Pedro II, quem pensou a cidade”, detalhou. A presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Drica Madeira, e a secretária de Educação, Maria Elisa Badia, também reforçaram a importância da valorização e da preservação da história de Petrópolis. “A cidade foi fruto de um trabalho conjunto. Hoje continuamos trabalhando juntos para que seja ainda melhor”, disse Drica Madeira.




Na Praça da Liberdade, a festa começou com parabéns e corte de dois bolos de dois metros quadrados cada, que renderam nada menos que mil fatias. Para o preparo foram necessários 210 ovos, nove quilos de farinha, nove quilos de açúcar, 10 kg de ameixa, 12 kg de chantili e 10 kg de doce de leite. O bolo, assim como os refrigerantes distribuídos à população, foram doados pelo Bread&Fruit e pelo supermercado Bramil de Itaipava.

O prefeito fez o corte do bolo e entregou a primeira fatia ao pequeno Leandro, que também fazia aniversário, completando sete anos. “Ele também faz aniversário hoje e o trouxemos na praça para comemorar”, disse a mãe do menino, Glaide Moreti. A vendedora Alzira Ferreira, também fez questão de cantar parabéns para Petrópolis. “Estou feliz. Sou petropolitana e morao aqui há 52 anos. Tenho um carinho enorme pela cidade”, disse. O arquiteto Rogério Ferreira também elogiou a festa organizada pela Prefeitura. “Esse evento é muito importante. Aqui podemos, junto com nosso filho, comemorar o aniversário de Petrópolis”.


Show de Sandra de Sá abre as comemorações
A cantora Sandra se Sá abriu, na noite de terça-feira (15/3), as comemorações do aniversário de 173 anos de Petrópolis. “Amanhã é aniversário da cidade! Vamos comemorar!”, disse a cantora para o público de todas as idades que compareceu à Praça da Liberdade. Ela cantou alguns de seus maiores sucessos, como “Bye bye, tristeza”, “Demônio colorido”, “Vale tudo”, “Sozinha” e “Usa e abusa”, e empolgou o público.

Antes do show, a cantora foi recebida pela presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Drica Madeira, e falou um pouco sobre sua relação com Petrópolis. “Sou carioca, e que carioca não conhece Petrópolis? Qual carioca nunca veio ao Museu Imperial e colocou aquele chinelão? Petrópolis é paixão, é tudo de bom”, disse Sandra de Sá.