| CIDADE

FIQUE EM DIA: CONTRIBUINTES TÊM ATÉ O DIA 31 PARA REGULARIZAR DÉBITOS COM A PMP

Negociações podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 16 | Divulgação Com estrutura especial de atendimento montada no clube Petr...

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CONCERTO VAI ENCERRAR A 10º PRIMAVERA NOS MUSEUS


No próximo domingo, dia 25, às 16h, fechando a programação da 10ª Primavera dos Museus, o Cineteatro do Museu Imperial receberá apresentação do Conjunto Anima e Cuore da UCP e do Coro de Câmara da UCP, que serão dirigidos pelo maestro Antônio Gastão. Na ocasião será realizado o III Concerto da Temporada, que conta com uma coletânea de músicas, em sua maioria barrocas. O evento é gratuito e aberto ao público. Os Interessados deverão retirar seus convites na bilheteria do Museu até o início da apresentação.A apresentação, inclui um concerto para Violoncelo e Cordas, de Antonio Vivaldi, com a solista Lylian Romero, e a pequena cantata “Et è pur dunque vero”, de Claudio Monteverdi, com a soprano Michele Ramos. Outros destaques do concerto são o Trio “Cigano” para Piano, Violino e Violoncelo, de Joseph Haydn, e a “Missa Abreviada”, do compositor barroco brasileiro Manoel Dias de Oliveira, para coro, orquestra e solistas.


Conjunto 
Anima e Cuore da UCP
Fundado em novembro de 1986, o Anima e Cuore tem em seu currículo centenas de apresentações de grande sucesso, entre concertos didáticos destinados à comunidade universitária e eventos especiais. Formado por músicos voluntários e alunos bolsistas da Universidade, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.

Destacam-se entre suas apresentações as temporadas de concertos que vem realizando regularmente no Museu Imperial e um programa especial do conjunto, produzido pela Rádio UCP, apresentado pela Rede Nacional de Rádios Educativas. Iniciou em 2008 o projeto de apresentar, em seus concertos regulares, todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.

O Conjunto Anima e Cuore foi vencedor em 2014 do Prêmio Guerra-Peixe de Cultura, na categoria Música Clássica, pelo conjunto de concertos realizados na temporada 2013 no Museu Imperial.


Coro de Câmara da UCP 
O Conjunto Anima e Cuore, desde a sua fundação, sempre contou com a participação de membros do Coral da UCP para a realização de obras vocais. Mais tarde, quando o conjunto instrumental ainda era basicamente formado por flautas, ele recebeu o acréscimo de um quarteto de cantores solistas ao conjunto. Com o surgimento da Orquestra da UCP e a subsequente participação de seus instrumentistas no conjunto surgiu a necessidade de um grupo vocal maior, capaz de dar suporte às obras que passaram a ser apresentadas pelo conjunto. Foi assim que em 2010 surgiu oficialmente o Coro de Câmara da UCP, formado por uma seleção de cantores do coral universitário, que vem participando ativamente das temporadas de concerto e viabilizando o projeto de apresentação da integral das Cantatas de Igreja de J. S. Bach.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI