| CIDADE

FIQUE EM DIA: CONTRIBUINTES TÊM ATÉ O DIA 31 PARA REGULARIZAR DÉBITOS COM A PMP

Negociações podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 16 | Divulgação Com estrutura especial de atendimento montada no clube Petr...

sábado, 1 de outubro de 2016

FRUTAS TÊM "PODER DETERGENTE" QUANDO CONSUMIDAS EM ESTADO NATURAL


O consumo de frutas em seu estado natural, além de fazer bem à saúde, é um grande aliado na prevenção da cárie. A doença é causada por bactérias que se desenvolvem a partir do acúmulo de açúcar na boca. A melhor forma de evitar este acúmulo é fazer a limpeza, função que também é exercida pelos alimentos quando entram em atrito com os dentes. As frutas não substituem a escovação, mas são uma ótima alternativa na correria do dia a dia.A remoção da placa bacteriana acontece por meio do contato da polpa com os dentes, portanto, como explica o cirurgião dentista Márcio Marques, do Instituto Rio, sucos ou outras formas de consumo que não sejam a da fruta “in natura” não têm “poder detergente”.

“Apesar de doces, as frutas não contêm sacarose, que é um açúcar refinado facilitador para o surgimento da cárie. Ao contrário do que as pessoas pensam, até mesmo alimentos salgados, como arroz, milho e os que são feitos com farinha de trigo, são agentes causadores da doença. Isso porque temos uma enzima na saliva que começa a quebrar os carboidratos de cadeias longas ainda na boca, transformando-os em açúcar”, explica o especialista.

Márcio Marques lembra ainda as bactérias vão aumentando de volume dentro da boca com o passar das horas, portanto, quanto mais tempo se passa sem comer ou sem fazer a escovação, mais oportunidade a placa bacteriana tem de se instalar.

“Ao mastigar uma maçã ou uma pera, por exemplo, no intervalo entre as refeições principais, a pessoa está não só beneficiando o sistema digestivo e o organismo de maneira geral, como também colaborando com a higiene bucal”, explica o dentista.

Ainda assim, a higienização correta é a melhor forma de evitar qualquer alteração na flora bucal. Ela deve ser feita no mínimo três vezes ao dia ou após qualquer refeição. A limpeza ideal inclui ainda o uso do fio dental e a prevenção de doenças depende também do acompanhamento do dentista.

O Instituto Rio fica na Rua Marechal Deodoro, 119, salas 12 a 14, no Centro de Petrópolis. A clínica multidisciplinar também tem sede no município de Cabo Frio, na Av. Teixeira e Souza, nº 2.277, no Braga. Mais informações pelo telefone: (24) 2231-0365 e (22) 2647-6242.

A fruta não tem sacarose (açúcar refinado de cana, que tem alto percentual de conversão e ácido, que produz baixa de Ph, que deixa o ambiente mais vulnerável) que é o principal produtor de cárie

Os homens das cavernas que só comiam fibras, não tinham cárie, porque não tinha alimento processado, não tinha açúcar refinado.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI