segunda-feira, 7 de novembro de 2016

PLANETÁRIO DO RIO PROMOVE CONCURSO DE FOTOGRAFIA


A Fundação Planetário, em comemoração ao seu aniversário, realiza a edição de 2016 do concurso "Olhe para o Céu". O objetivo é incentivar a atividade de fotografar o céu e compartilhar imagens que façam pensar sobre a beleza da natureza. As inscrições estão abertas até o dia 24 de novembro.

As fotografias do concurso são distribuídas em três categorias: Céu e Paisagem; Objetos do Sistema Solar com Telescópio e Objetos de Céu Profundo. A primeira é formada por fotografias que mostram objetos celestes, como Sol, Lua, Planetas e estrelas com detalhes da paisagem terrestre, naturais ou não, como montanhas, árvores e edificações. A segunda consiste em fotografias de qualquer objeto do Sistema Solar usando o Telescópio. Faz parte da terceira categoria os objetos considerados "objetos de céu profundo", como nebulosas, aglomerados estelares e galáxias.
 O envio das fotos deve ser feito dentro do prazo estipulado, para o e-mail
olheparaoceu@planetario.rio.rj.gov.br. Apenas uma foto é válida para cada categoria. Os arquivos devem ser enviadas em formato JPG, contendo as seguintes informações: Nome completo do autor; Data e local onde a foto foi tirada; Identificação do objeto fotografado (nome ou sua indicação em catálogo. Por exemplo: Plêiades ou M45); Título da foto; Fabricante e modelo da câmera fotográfica; Descrição da lente e tempo de exposição; Fabricante e modelo do telescópio (se utilizado) e abertura do telescópio (se utilizado).

 O nome do arquivo deve ser composto pelo primeiro e último nome do fotógrafo, seguido do número da categoria da foto. Exemplo: O nome do fotógrafo é André Carvalho Silva, e sua foto pertence a categoria "Objetos do Sistema Solar Com Telescópio". Sendo assim, o arquivo a ser enviado deve ser nomeado como andresilva2.jpg.

 O resultado final será publicado no Diário Oficial e disponibilizado no site da Fundação Planetário no dia 29 de novembro. Os fotógrafos das fotos premiadas receberão menção honrosa e kit de livros produzidos pelo Planetário. O edital completo do concurso está disponível no site da instituição. Mais informações pelo telefone (21) 2088-0536.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS