ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É CELEBRADO NO PARQUE MUNICIPAL, EM ITAIPAVA


Em celebração ao Dia da Pessoa com Deficiência, foi realizado ontem (03/12), no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, um evento que reuniu entidades e voluntários para um dia muito especial com dança, esporte e atividades recreativas.  

Para Norma Helena Ferraz, diretora da Associação Pestalozzi de Petrópolis, tão significativo quanto reunir as pessoas com deficiência, é conscientizar a sociedade sobre sua importância.
“Avançamos muito, conseguimos mais espaços especializados, para tratamento e educação de pessoas com deficiência. Isso é muito importante, pois estamos falando sobre seres humanos. E, às vezes, os próprios seres humanos esquecem que eles têm sentimentos”.
Fundada em 1923 por um dos maiores educadores da humanidade, o suíço Johann Heinrich Pestalozzi, a Associação Pestalozzi está comemorando 90 anos de atuação no Brasil e 30 anos em Petrópolis.

Mayara Mello, professora de zumba do Projeto “Somos 21”, acredita que as pessoas com deficiências precisam de estímulos para facilitar seu desenvolvimento.
“Tudo começou com um aluno com Síndrome de Down, depois vieram outros e hoje quem sai ganhando sou eu. Agradeço pela oportunidade de participar de eventos como esse. Quanto mais estímulos uma pessoa recebe melhor será o seu desenvolvimento e isso é gratificante”.
Conhecido nacionalmente por seu “Projeto Capoeira Especial”, o professor Evandro Fumacinha, que ensina 250 alunos com múltiplas deficiências também foi voluntário no evento.
“É muito bom estar aqui! Há cinco anos temos esse projeto que conta com voluntários e uma parceria com a Prefeitura Municipal. Estamos no Centro de Referência de Educação Inclusiva, na Escola Paulo Freire e já estamos em algumas escolas particulares realizando um projeto de inclusão. Esse talvez seja o maior projeto do estado.”

Para Gilda Beatriz, presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso da Câmara de Vereadores e idealizadora do evento, essa data tem por finalidade dar ampla visibilidade ao tema.
“Conseguimos muitos avanços na inclusão de pessoas com deficiência, a começar pela vasta legislação vigente. Mas precisamos chamar a atenção da sociedade para a necessidade de colocar em prática o que está no papel. Essa foi uma das principais bandeiras do meu primeiro mandato e vai continuar sendo uma de minhas prioridades no próximo. Precisamos fazer do mundo um mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência. Agradeço aos professores Mayara Mello e Felipe Guerra, da Academia Aeróbica, e Evandro Fumacinha da Academia Body Club, pelo apoio para realizar esse dia especial”, finaliza a vereadora, mãe de uma adolescente com Síndrome de Down.

No mundo, mais de 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência: motora, auditiva, visual ou intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia