ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

domingo, 4 de dezembro de 2016

MUSEU LA GRANDE VALLÉE, EM ITAIPAVA, CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MUNDIAL

Casa recebeu o escritor Saint Exupéry além de outros pilotos da Aéropostale
A ligação de Petrópolis com a aviação é mais do que conhecida, através da figura de Santos Dumont, que aqui montou sua casa, a Encandada, hoje um dos mais visitados pontos turísticos da cidade.  Outro ponto que liga nossa cidade ao assunto é o fato de Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea Brasileira e criador do Correio Aéreo Militar (hoje Correio Aéreo Nacional) ser petropolitano. No entanto, o que poucos sabem é que a história da cidade imperial com os aviadores vai mais além: assim como o pai da aviação, cinco pilotos da Aéropostale, uma empresa francesa de correio aéreo ligava a Europa à América do Sul, também se encantaram com nosso clima europeu e belezas naturais e adquiriram, em Itaipava, uma casa para descanso e lazer entre as cansativas viagens aéreas.  Dentre estes pilotos estava o famoso escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de vários livros e eternizado pelo clássico "O Pequeno Príncipe". 

Na década de 1910 os experientes aviadores costumavam frequentar a propriedade, pertecente então ao senhor Augusto de La Roque e anos mais tarde um deles, Marcel Reine, resolveu adquirir o imóvel, batizando-o de "La Grande Vallée". Neste local reuniam-se além de Exupery e seus colegas de aviação, diversos intelectuais da época como Alceu Amoroso Lima e Frederico Schmidt.

Em 1938, Reine foi transferido de rota e o imóvel foi novamente vendido, sendo comprado pela família do atual proprietário, José Augusto Wanderley, que tendo em mãos um patrimônio histórico e um rico acervo, composto por fotografias, cartas e objetos relacionados à aviação, resolveu tranformar o lugar em um museu, mantendo o nome dado por Reine.

Assim nasceu o La Grande Vallée, que oferece um ambiente lúdico e pródigo em informações, que são enriquecidas com as histórias narradas pelo prório José Augusto, que faz questão de receber pessoalmente os visitantes.  O Museu já faz parte do passaporte cultural de Petrópolis, que oferece descontos em atrações turísticas, através de parceria com a Fundação de Cultura, Turismo e Lazer. As visitas precisam ser pré-agendadas e José Augusto também desenvolveu um roteiro de visita guiada especialmente para escolas.

SERVIÇO
O Museu La Grande Vallée fica na Rua das Acácias, 102, Vale do Ribeirão Grande, Itaipava. Os telefone para agendamentos são (24) 2222 1388 ou (21) 99354-3179 ou pelo e-mail zewanderley@gmail.com.  Para mais informações sobre o local e sobre a Aéropostale acesse o site www.lagrandevallee.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia