PESQUISA POR MATÉRIAS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

GESTÃO DE BERNARDO REAFIRMA COMPROMISSO COM TRADE TURÍSTICO

           
Aprimorar o calendário de eventos e com divulgação antecipada, além de intensificar a divulgação de Petrópolis fora da cidade, projetos de mobilidade para os distritos, onde está concentrada boa parte da rede hoteleira, são alguns dos compromissos reafirmados pelo prefeito Bernardo Rossi ao trade turístico nesta segunda-feira (23). No encontro, o prefeito reafirmou ainda o compromisso de parceria com o segmento para impulsionar o turismo em Petrópolis.

“A prefeitura precisa caminhar ao lado de quem entende do assunto para impulsionar o turismo na nossa cidade, um dos pilares de nossa economia. Estamos aqui para ouvir vocês e aprimorar todo o potencial que a nossa cidade tem para impulsionar o segmento. Por isso vamos dar a autonomia ao setor, um pedido antigo do segmento, com a nossa futura empresa de turismo.  O município tem que estar junto com o empresariado para ajudá-lo no que for possível”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

A reunião contou com a participação do responsável pela pasta de Turismo na cidade, Marcelo Valente, de empresários, representantes do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), e ainda do presidente da CPTrans, Maurinho Branco, e do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).

Para Marcelo Valente, que também é empresário do ramo hoteleiro e gastronômico, a reunião com o segmento foi importante para mostrar ao setor que o turismo terá destaque no governo Bernardo Rossi.

“Essa é uma mudança grandiosa, separar o turismo de cultura, pois ainda que eles caminhem juntos, é preciso um olhar especial para o turismo, que foi deixado de lado pelo município, mas agora será visto e tratado como merece. Vamos unir o trade turístico e trabalhar juntos pela cidade, reformulando o calendário de eventos, trabalhando a divulgação da programação e de Petrópolis, que é essencial para o setor, e promovendo as melhorias na infraestrutura do município para recebermos bem nossos turistas”, observou Marcelo Valente.

A mudança agradou os empresários, que apostam na nova gestão para desenvolver o turismo. “O turismo foi deixado de lado pelo município há muito tempo. Acreditamos nessa mudança para reverter o quadro e resgatar todo o potencial que Petrópolis tem. Estamos empenhados com o município, porque precisamos que nossa cidade caminhe bem para nosso negócio ir bem. Ele não depende apenas da nossa porta para dentro, mas também da porta para fora. Temos que correr atrás do prejuízo. E o turismo é uma indústria limpa e que, investida, reage rápido”, destacou Rogério Elmor, empresário do ramo hoteleiro, e conselheiro de hotelaria do PCVB.

Concorda com Rogério, o empresário de gastronomia, Marcelo Florêncio: “O segmento turístico perdeu força junto ao poder público, mas com a nova gestão será diferente. Nós sabemos como está a situação, mas entendemos que agora o setor pode e precisa ter ações de pouco investimento, mas de grande retorno. São melhorias na coleta, na mobilidade, na infraestrutura da cidade para recebermos nossos turistas. O turismo é muito válido, pois ele tem essa vocação aqui na nossa cidade”, apontou Marcelo, que é conselheiro de marketing do Convention.


Melhorias na infraestrutura no Corredor do Turismo
 A questão da melhoria na infraestrutura em todo o município foi enfatizada pelos empresários, que defendem o projeto do Corredor do Turismo.
 “Nós já temos esse projeto, que é garantir um tratamento diferenciado no trajeto que o turista passa, do Centro até os distritos. Não que toda a cidade não mereça. Deve ter também e merece. Mas precisamos garantir essas melhorias e um olhar diferenciado no caminho do nosso turista, que chega aqui e impulsiona nossa economia”, explicou Rogério Elmor.
 “Há 10 anos nossa cidade tinha um número bem menor de leitos que temos hoje. Hoje, aumentamos a oferta, mas caiu a demanda, porque a estrutura e a forma de receber o turista foram largadas. Isso precisa mudar”, enfatizou o empresário de hotelaria Carlos Alberto Mariz, conselheiro do Convention e da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih).
 “Todas as secretarias envolvidas, Obras, Comdep, CPTrans, Segurança, já estão trabalhando juntas e vão atuar sempre em parceria para promover essas melhorias, que é o básico a se fazer. Vamos ouvir de vocês o que é necessário e o que pudermos fazer, estaremos com vocês trabalhando pela nossa cidade e no que for preciso para impulsionar nosso turismo”, garantiu o prefeito Bernardo Rossi.