quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CONCURSOS DE FRASES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretaria de Educação está lançando o concurso de frases "A Valorização do Patrimônio Cultural, Histórico e Ambiental de Petrópolis", em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado em 16 de março. A atividade cultural e interdisciplinar visa promover um processo sistemático e educacional de valorização do patrimônio. 

As escolas selecionarão as melhores frases que serão julgadas por uma banca. A premiação ocorrerá no dia 22 de março no salão principal da Casa da Educação Visconde de Mauá e as frases selecionadas ficarão expostas até o dia 31 do mesmo mês na Casa. As unidades escolares que tiverem alunos escolhidos receberão troféu de participação e os alunos, certificados.  
       
O concurso foi lançado para as diretoras e orientadoras da rede municipal na manhã desta terça-feira (21.02) durante uma palestra com a jornalista carioca Gisele Louise Santos, na Casa da Educação Visconde de Mauá. Gisele produziu um documentário intitulado “A História Esquecida”, que fala sobre o resgate de monumentos históricos do Rio de Janeiro.
         
“São casas, pontes e outros patrimônios que acabaram esquecidos. Quando eu era criança tinha muita curiosidade sobre a história desses itens. Ao passar por uma casa antiga, procurava conhecer a sua história. O que eu percebi foi que poucas pessoas que sabiam a história dos monumentos e os diferentes tipos de patrimônio”, focou Gisele na palestra.

A jornalista carioca acredita que a curiosidade que ela mantém desde criança seja inerente a todos. “Eu cresci com muitas dúvidas e esse trabalho me ajudou a fazer um resgate. Foi um trabalho de pesquisa extenso e muito interessante e eu acredito que as crianças petropolitanas também podem ter dúvidas sobre a história patrimonial da cidade. O concurso lança uma luz e um novo olhar sobre o que pode ser feito na cidade porque cada monumento conta um pouco da história do município”, completou Gisele.

“O concurso promoverá na comunidade escolar uma percepção da diversidade e um sensação de pertencimento que contribuirá para o desenvolvimento do espírito de tolerância, valorização e respeito às diferenças, fortalecendo os sentimentos de identidade e cidadania. As atividades lúdicas serão formuladas sempre com o intuito de valorizar a nossa história, incentivando a busca pelo conhecimento”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

Confira como participar do concurso:
 Poderão participar alunos da educação infantil, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) das escolas da rede. A participação no concurso será feita com a inscrição de uma frase por categoria, de acordo com o funcionamento de cada unidade escolar, ficando a critério da equipe gestora a escolha das categorias e das frases participantes. As frases da categoria educação infantil e 1º ano serão produzidas coletivamente, ou seja, uma frase por turma. Nas demais categorias, as frases serão produzidas individualmente, uma frase por aluno.

Todo o material produzido deverá ser enviado até o dia 15 de março através do e-mail gerenciaprogeducacionais@gmail.com para a Gerência de Programas Educacionais. As frases deverão ter no máximo 180 (cento e oitenta) caracteres, ser digitalizadas em fonte “Arial 12”, no formato A4 e estar obrigatoriamente relacionadas ao tema do concurso. As frases deverão ser identificadas com o nome do aluno, idade, ano de escolaridade, nome do professor, responsável e nome da escola.

As escolas participantes deverão explorar a temática através de pesquisas sobre os diferentes tipos de patrimônio e observação do entorno da escola para descobrir patrimônios. As atividades incluirão, inclusive, entrevistas com a comunidade local. A comissão julgadora será formada por representantes oriundos de instituições do município. Serão observados pela comissão julgadora a criatividade, originalidade e adequação obrigatória ao tema. Serão selecionadas cinco frases por categoria.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS