ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CONSELHO DEBATE ACESSIBILIDADE E CRIAÇÃO DO FUNDO DO IDOSO

A criação de um fundo destinado a realizações de projetos, debate sobre a acessibilidade dos idosos aos espaços públicos e a apresentação dos novos conselheiros direcionados pela nova gestão municipal foram os temas que dominaram a pauta da reunião do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), realizada nessa terça-feira (21.02), na Casa dos Conselhos Ângelo Augusto Zanatta.

Os conselheiros colocaram em discussão a criação do Fundo do Idoso para custear projetos elaborados de forma consensual pelo CMDDPI. O modelo seguirá o mesmo trâmite do Fundo Nacional do Idoso, que permite o financiamento de programas e ações que assegurem os direitos desse público, além de criar condições para promover a autonomia, integração e participação efetiva dos idosos na sociedade.Nesse modelo os doadores – pessoa física e jurídica – ficam autorizados a deduzir do imposto de renda as doações efetuada ao fundo municipal.

A melhora da acessibilidade que possa privilegiar o ingresso dos idosos a prédios e espaços públicos também dominou a roda de discussão dos presentes - cerca de 20 conselheiros. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), que tem cadeira no CMDDPI, receberá as demandas pleiteadas pelos conselheiros.

“Muitos sofrem com problemas de locomoção e para chegar, por exemplo, ao prédio da prefeitura para ter acesso aos serviços públicos, essa situação se torna algo bem complicado. Os pontos de ônibus mais próximos são perto da Praça da Liberdade ou na Rua Roberto Silveira, o que obriga a esse público a andar um pedaço considerável. Vamos pleitear a melhoria desse acesso”, disse Gabriela Falconi, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Outras propostas levantadas no encontro foram à instalação de um polo para cadastro e expedição do IPTU do Idoso no Centro de Cidadania em Itaipava e a manutenção do espaço no Centro de Cultura, instalado em área central que facilita o acesso dos idosos. O conselho também regulamentou mais uma Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) após uma visita de membros ao local.
Os novos conselheiros indicados pelo governo municipal também foram apresentados e tomaram posse. Os conselheiros assistiram ainda um filme que mostrou as ações do CMDDPI desde 2011. A próxima reunião está marcada para o dia 21 de março.