ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quinta-feira, 23 de março de 2017

GUARDAS PASSAM POR RECICLAGEM SOBRE LEIS DE TRÂNSITO

A Guarda Civil começa nesta sexta-feira (24) um curso de reciclagem sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao longo de 2016, foram feitas diversas alterações na legislação nacional de trânsito, o que traz a necessidade de atualizar os agentes sobre as novidades. Sessenta guardas serão divididos em cinco turmas, cada uma com aulas teóricas e práticas ministradas pelo responsável pelo setor de educação da corporação, Leandro da Silva.


No ano passado foram realizadas pelo menos 10 mudanças significativas nas leis de trânsito. A principal delas foi a que atualizou o valor das multas e que está em vigor desde novembro em todo país. Mas também houve endurecimento de penas para quem dirige falando ao celular, conduz veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação ou com a CNH cassada ou suspensa, no caso de ser flagrado em estacionamento irregular em vagas de pessoas com deficiência e idosos – todas, agora, consideradas gravíssimas.

Ainda foram feitas alterações no caso de recusa a realizar o teste do bafômetro, no prazo de suspensão do direito de dirigir para quem comete mais de 20 pontos em infrações, na regulamentação do serviço de reboque, a retirada da pena específica para homicídio culposo em “rachas”. Agora também é possível ter um desconto de 40% no valor da multa se o condutor reconhecer a infração e não é mais obrigatório fazer reciclagem quando se atinge 14 pontos de multa na CNH.

Há outras modificações menores, mas que já estão em vigor e exigem maior atenção para que as infrações não deixem de ser fiscalizadas. Por exemplo, antigamente, não tinha problema em dirigir com fone de ouvido, agora não pode mais. Antigamente, era necessário medir o volume do som para multar, agora basta o guarda atestar e a fé pública dele já vale de prova.

“O curso vai explicar todas as alterações que foram feitas recentemente na legislação de trânsito e que demandam adequações dos guardas na rua. São mudanças no CTB que todos os guarda precisam conhecer plenamente e saber como deve ser a notificação. E esse curso vai ajudar nesse sentido”, destaca o sub-inspetor Paulo Cesar da Silva, que orienta o trânsito próximo à Praça da Inconfidência.

“Estamos investindo na qualificação dos guardas para que eles possam atender a população cada vez melhor. Além das aulas na própria sede da Guarda, eles vão para as ruas para vivenciar o trânsito e começar a aplicar o que aprenderam. Essa será uma forma de propiciar um trânsito melhor e mais seguro para nossa cidade”, destaca o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.