ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

terça-feira, 21 de março de 2017

LINHAS DE ÔNIBUS DIRETO TERÃO MAIS HORÁRIOS

As três linhas com ônibus Diretos terão horários ampliados. A medida será tomada em decorrência da aceitação em massa dos usuários que utilizam os veículos das linhas 100, 300 e 700. A definição aconteceu nesta terça-feira (21) durante reunião realizada entre a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e representantes das empresas de ônibus. Os novos horários serão definidos ao longo desta semana e a previsão é que já na próxima segunda-feira (27), os passageiros já façam uso dos coletivos nos novos horários.


Durante o encontro com as permissionárias, a CPTrans apresentou dados coletados ao longo das duas semanas de testes. O tempo médio de economia de tempo, por exemplo, é de 19%. Há casos, como os da linha 100, Terminal Centro X Terminal Bingen, em que o percurso diminuiu 25%. A linha 300, Bosque do Imperador X Terminal Corrêas a redução de tempo chega a 21% e a linhas 700, Centro X Terminal Itaipava, 22%.

 “O Direto foi um sucesso e por isso será mantido. Agora, as empresas vão apresentar uma proposta sobre quais horários pretendem colocar e, caso necessário, vamos solicitar inserção de outros horários. Nossa intenção é aumentar as viagens em horários de pico, entre às 6 e 9h e entre 17 e 20h, para atender melhor aos munícipes”, explicou o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

As linhas diretas foram disponibilizadas pelas empresas de ônibus após solicitação da CPTrans, a pedido prefeito Bernardo Rossi, como forma de melhorar a mobilidade e atender a alta demanda de usuários nos horários de pico. Elas fazem o transporte de passageiros dos Terminais ao Centro e vice-versa, com paradas, apenas, em pontos estratégicos, dando agilidade no deslocamento e diminuindo a demanda das demais linhas.

“Essas três linhas funcionaram por duas semanas, de terça a sexta-feira e, conforme prevíamos, teve ótima aceitação. Os usuários, já no primeiro dia, sentiram a diferença e ficaram felizes com a alternativa”, destacou o chefe da divisão de transportes público da CPTrans, Alexandre de Lima.


Confira os horários que as linhas estão sendo utilizadas atualmente:


  • A linha 100, Terminal Bingen, tem previsão de sair no sentido Centro às 6h35, 7h35, 16h35 e 17h30 com paradas apenas nos pontos da Washington Luiz e da Rua do Imperador (Arabela) e no Terminal Centro. No sentido contrário, Centro X Bingen, os veículos estão programados para partir às 7h05, 8h, 16h05 e 17h, com paradas em todos os pontos a partir do ponto de ônibus da Rua Paulo Hervê - em frente à entrada do Jorge Justen –, até o Terminal Bingen.

  • A linha 300, Terminal Corrêas via Quissamã, tem previsão de sair do Centro, no sentido Corrêas às 7h30, 8h30, 9h30, 17h30, 18h30 e 19h30, com parada em todos os pontos a partir da Ponte Branca até a chegada ao Terminal Corrêas. No sentido contrário, Terminal Corrêas X Bosque do Imperador, os horários são: 7h, 8h, 9h, 18h e 19h, com parada apenas no Rua D. Pedro I, antes de chegar ao Bosque do Imperador.

  • Já a linha 700, Terminal Itaipava X Centro, tem três horários previstos: 5h, 7h e 16h30, com paradas nos pontos da 13 de Maio e Rua da Imperatriz e, por fim, no Terminal Centro. No outro sentido, Centro X Terminal Itaipava, os pontos de parada serão na Rua 13 de Maio, Imperatriz e Paulo Barbosa, e todos os demais pontos a partir do Trevo de Bonsucesso até a chegada ao Terminal Itaipaiva, nos horários de 6h, 8h e 17h45.