PESQUISA POR MATÉRIAS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quinta-feira, 30 de março de 2017

PETRÓPOLIS VAI GANHAR CINCO SALAS DE LEITURA COMUNITÁRIAS

Incentivar a leitura e promover a integração entre leitores e a comunidade. Esse é o objetivo do projeto cultural “Alegria de Ler” do Instituto Oldemburg, que em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis vai viabilizar cinco salas de leitura comunitárias no município. Nesta quarta-feira (29.03), o projeto foi apresentado pela diretora executiva do Instituto, Cristina Oldemburg, ao presidente da FCTP, Leonardo Randolfo.

 “É um projeto muito bacana que valoriza o segmento literário, não apenas estimulando a leitura, mas promovendo ainda, por meio dela, a integração social entre os leitores e a comunidade que a rodeia”, disse Leonardo Randolfo, que vai fazer um levantamento das comunidades prioritárias a receberem o projeto – que já tem duas unidades em Petrópolis, no Carangola e Meio da Serra.

O Instituto Oldemburg vai doar ao município acervo com cinco mil livros para compor as cinco salas de leitura, com mil títulos cada. Cada unidade vai receber 200 títulos duplicados de vários segmentos literários e 300 duplicados de literatura clássica e contemporânea, além de material para divulgação e cadastro dos leitores.

“Esse é um projeto de cunho cultural, com um acervo que atende a todo tipo de público. A missão é promover a integração na comunidade criando possibilidades. Por meio das salas de leitura, realizamos também vivências lúdico-literárias focadas na obra do autor homenageado que leva o nome da sala. E esses espaços se tornam espaços da população, estimulando a própria comunidade a promover o acervo”, explicou Cristina, contando, ainda, que o projeto também oferece um workshop motivacional para as equipes que forem atuar nas salas de leitura.