terça-feira, 28 de março de 2017

VACINAÇÃO NA TERCEIRA IDADE É TEMA DE PALESTRA PARA SERVIDORES

A Vacinação na Terceira Idade é o tema da palestra que será ministrada aos servidores aposentados e inativos do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidores Público do Município de Petrópolis (INPAS). Ministrada por Denise de Freitas Marcelo, enfermeira do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, o encontro será no auditório do INPAS, às 10h, de sexta-feira (31.03).  A palestra vai destacar a importância de se manter imunizado nessa faixa etária e destacar quais vacinas devem ser tomadas a partir dos 60 anos.


  A vacinação, além de melhorar a qualidade de vida, contribui para a prevenção de doenças infecciosas e de possíveis “descompensações” resultantes de doenças como a diabetes e hipertensão, entre outras. No encontro com os idosos, a enfermeira vai falar sobre o calendário de vacinas,  explicar a função de cada uma delas, preconizadas pelo Ministério da Saúde, além de destacar os casos em que cada uma deve ser utilizada.

 “São aspectos que os idosos costumam ter dúvidas. A febre amarela, por exemplo, assunto em voga no momento, também será tratado no encontro. É importante explicar a vacinação nessa faixa etária requer avaliação médica, por exemplo. Espero tornar essa palestra esclarecedora para os participantes, deixando mais claro os aspectos que hoje são motivos de curiosidade nesse faixa etária”, destaca Denise.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Atualmente, a proporção de pessoas idosas no país alcançou 13,7% da população geral, ou seja, 27,8 milhões de pessoas. Em Petrópolis, dados do último senso apontam que cerca de 15% da população tem mais de 60 anos. De acordo com as estimativas, em 2030, o número de brasileiros com 60 anos ou mais ultrapassará o de crianças de 0 a 14 anos de idade.

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), oferece pelo calendário nacional de vacinação cinco tipos de vacinas para a população idosa: Hepatite B, Febre Amarela, dT (difteria e tétano), Influenza e Pneumocócica 23. A pneumocócica 23, que protege contra pneumonia, é ofertada para pessoas de 60 anos e mais que vivem em instituições fechadas, como casas geriátricas, hospitais, asilos e casas de repouso.

Já a influenza, é ofertada por campanhas anuais para grupos prioritários no qual se enquadram pessoas com 60 anos ou mais de idade. Em 2016, o percentual de cobertura de vacinação de idosos estava em 97% quando foram aplicadas 20 milhões de doses. Em 2011, o percentual de cobertura era de 84%. As outras três vacinas são ofertadas no Calendário Nacional de Vacinação do SUS para toda a população idosa e estão disponíveis durante todo o ano em mais de 36 mil salas de vacinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI