quinta-feira, 27 de abril de 2017

BENEFICIADOS DO BOLSA FAMÍLIA JÁ PODEM ATUALIZAR CADASTRO NOS CRAS

Os beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento ou carta do Ministério do Desenvolvimento Social para atualizar os dados no Cadúnico - Cadastro Único para Programas Sociais já podem procurar os 8 CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do município para realizar a atualização. O programa beneficia 9.914 famílias com valor médio de R$ 171,58 mensais. Quem receber os comunicados e não realizar a atualização das informações poderá ter o benefício bloqueado.

 De acordo com a Secretária de Assistência Social, Denise Quintella, as equipes do Programa Bolsa Família vêm realizando visitas para o processo de averiguação dos dados desde o início do ano. Os beneficiários que recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o benefício bloqueado.

 “O Governo Federal notifica os beneficiários por carta e pelo extrato quando eles vão sacar o benefício. Nós vamos realizar dois processos durante a atualização, a primeira é a averiguação cadastral onde a família identificada com renda diferente do que foi registrado no Cadúnico precisam procurar os CRAS para uma nova entrevista. O segundo processo é a revisão cadastral em que famílias que não realizaram o cadastro há mais de 24 meses precisam atualizá-lo no Centro de Referencia para não terem os benefícios bloqueados”, explica Denise Quintella.

A revisão é feita todos os anos com foco nos beneficiários que não atualizam os dados no Cadastro Único há mais de dois anos. Quem não recebeu o aviso no extrato de pagamento está com as informações em dia. A atualização deve ser feita voluntariamente a cada dois anos ou a cada vez que nascer um filho, houver mudança de escola, alteração no endereço residencial ou qualquer informação relevante.

 A coordenadora do Cadúnico e do Programa Bolsa Família, Denize Militão explicou que além do Bolsa Família, a falta de atualização do cadastro implica perda de outros benefícios, como a tarifa social de energia elétrica. Há ainda a obrigatoriedade de que as famílias que recebem o BPC - Benefício de Prestação Continuada, gerenciado pelo INSS, também precisam realizar a inclusão e atualização no Cadúnico.

“Este ano foi obrigatório a atualização dos inscritos no Cadúnico que recebem o BPC. Esse benefício é destinado aos idosos, a partir dos 65 anos e pessoas com deficiências com renda familiar de até ¼ do salário mínimo e que nunca contribuíram com a previdência. Nós iremos realizar a averiguação e inclusão dessas pessoas também ao longo deste ano. Os familiares devem ficar atentos às correspondências para realizarem a atualização no CRAS mais próximo de sua residência”, disse Denize Militão.

OS Centros de Referências de Assistência Social estão localizados nos bairros:

CRAS Quitandinha
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Alagoas, s/nº – Quitandinha.

CRAS Centro
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço - Rua 24 de Maio, S/N– Alto da Serra, Antiga Escola Estadual Professor Augusto Meschick.

CRAS Retiro
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Henrique Dias, 221 – Retiro.

CRAS Posse
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço - Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse).

CRAS Corrêas
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Vigário Correa, 443 – Corrêas.

CRAS Vale do Carangola
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 – Antiga ONG - Vale do Carangola

CRAS Itaipava
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço. Estrada União e Indústria, 11860 – Itaipava.

Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço. Estrada União e Indústria, 11.860 – Itaipava

CRAS Madame Machado
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704) – Madame Machado.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS