| CIDADE

FIQUE EM DIA: CONTRIBUINTES TÊM ATÉ O DIA 31 PARA REGULARIZAR DÉBITOS COM A PMP

Negociações podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 16 | Divulgação Com estrutura especial de atendimento montada no clube Petr...

segunda-feira, 24 de abril de 2017

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA MAUÁ MARCA INÍCIO DA SEMANA DO LIVRO

“Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê, mora nele", disse Monteiro Lobato. A frase de um dos autores mais conhecidos da literatura brasileira, Monteiro Lobato, traduz a alegria dos alunos e de servidores da secretaria de Educação lotados na Casa da Educação Visconde de Mauá durante a inauguração da Biblioteca Mauá, nessa segunda-feira (24.04). O evento marcou a abertura da Semana do Livro Vivo que vai ocorrer até a próxima sexta-feira.

“Esse é mais um passo que mostra a valorização da Casa do Visconde de Mauá. Estamos felizes com o aproveitamento dos espaços da Casa da Educação. Agradeço o empenho de todos os professores que também doaram livros para a biblioteca. Esse é mais um espaço especialmente cuidado para os nossos alunos”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

A Biblioteca Mauá já conta com mais de 500 livros. Grande parte do acervo foi doado por petropolitanos. Os títulos estão sendo catalogados e o trabalho deve durar até maio. Na próxima semana a biblioteca será aberta para visitação e o empréstimo dos livros para pais e alunos que participam das atividades da Casa da Educação, além dos funcionários da rede deve começar no final de maio. Mais de cem livros foram doados apenas nessa segunda-feira.

O dia na Casa da Educação também foi marcado pela inauguração da sala multiuso e da galeria do primeiro piso, que no evento estará expondo ilustrações de livros dos artistas Rodrigo Santana CB, Sunk e Lucia São Thiago.

“Inaugurar a Biblioteca Mauá é a realização de um sonho para mim e para os outros funcionários da Casa, mesmo os que jamais a sonharam por não saberem ser tão simples e possível. Ver o interesse de todos, alunos, pais, equipe de trabalho, na organização do espaço e dos livros, foi e está sendo emocionante. As doações não param de chegar e são títulos maravilhosos. Somente uma sala, mas suficiente para modificar a rotina de tantas pessoas. O que fizemos de diferente? Demos o primeiro passo. O mundo precisa de muitas pequenas atitudes para realizar grandes transformações”, afirmou a diretora da Casa da Educação Visconde de Mauá, Catarina Maul.


Contação de histórias e roda de conversa
A programação da Semana do Livro Vivo segue até quinta-feira. Nessa terça-feira (25.04), às 9h, terá contação de histórias com Alaíde Guedes (contadora de história, bibliotecária e atriz). O evento será voltado para crianças de quatro a 9 anos. Já às 14h tem contação de histórias com Mary de Paulla (contadora de história, atriz e diretora teatral) e às 18h vai ter um bate bate-papo, apresentação do livro e sessão de autógrafos com Silvana Coelho, sobre o título Sozinha ou Mal Acompanhada? Você decide.

Na quarta-feira (26.04) às 9h tem o encontro “Poetas Petropolitanos, uma saudade”, de Paulo Cesar dos Santos, com palestra e distribuição de livros para professores de português e literatura, um por unidade escolar do segundo segmento do ensino fundamental. Às 14h tem oficina de Experimentação do Poema e construção de Fanzine com Matheus Mineiro, poeta residente em Viçosa. O evento será voltado para adolescentes de 12 a 18 anos. Para fechar o dia, às 19h vai ocorrer um bate papo e apresentação de obras da autora Roseni Kurányi. Essa atividade será voltada para alunos do Ensino Regular Noturno e Ensino de Jovens e Adultos.

Na quinta-feira (27.04), às 9h, tem oficina de Experimentação do Poema e construção de Fanzine, com Matheus Mineiro. Atividade voltada para adolescentes de 12 a 18 anos. A partir das 10h tem apresentação do Espetáculo Teatral Contando e Cantando os Sonhos de Dumont, com conversa com a autora do livro de mesmo nome, Catarina Maul. A obra recebeu indicação ao Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura – 2016. Atividade voltada para público de 9 a 12 anos. Às 13h30 tem uma segunda apresentação do Espetáculo Teatral Contando e Cantando os Sonhos de Dumont e às 17h tem apresentação musical comentada do ator, diretor musical, músico, compositor da trilha sonora do espetáculo “O Pequeno Príncipe,” Marco Aurêh.

Atividade será voltada para os funcionários da Rede Municipal de Ensino e diretores gerais das escolas municipais e às 18h ocorrerá o lançamento do livro de poesias “Semáforos Poéticos”, de Catarina Maul, diretora da Casa da Educação Visconde de Mauá, com apresentação de poemas e sessão de autógrafos, além de sarau poético com participação do Segmento Literário do Conselho Municipal de Cultura. O evento é aberto ao público.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI