quarta-feira, 5 de abril de 2017

PROJETO SOCIAL REALIZA ATIVIDADES CULTURAIS NO QUILOMBO DA TAPERA, NO VALE DO CUIABÁ

Moradores da comunidade Quilombo da Tapera, no Vale do Cuiabá, receberam integrantes do Projeto Estrela do Amanhã para um dia de atividades culturais, no último dia 25. Os moradores da localidade puderam participar de oficinas, sessões de contação de histórias e confecção de bonecas Abayommi, objeto que tem importante valor cultural para os africanos. O projeto desenvolvido pelo Sistema FIRJAN através da Gerência de Responsabilidade Social tem patrocínio da GE Celma, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A boneca valoriza a cultura africana e contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira. O objeto se tornou símbolo durante a vinda de negros africanos para o Brasil, onde as mães, como forma de acalentar suas crianças durante a travessia, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas para que com elas pudessem brincar.

O Quilombo da Tapera é a única comunidade de descendentes africanos e ex-escravos da Região Serrana do Rio de Janeiro. Formada por 15 famílias, vivem no local descendentes de escravos da antiga Fazenda Santo Antônio, em Boa Esperança.  Até hoje alguns membros ainda casam entre si, primos com primos, mantendo assim suas características e suas tradições bem arraigadas.

Realizado desde 2006, o Estrela do Amanhã, tem como objetivo promover a inclusão sociocultural de crianças, jovens e adultos, residentes em comunidades de baixa renda do município de Petrópolis. Com essa proposta, o projeto realiza atividades de teatro, contação de histórias, danças urbanas e capoeira. A metodologia integra cultura e educação, numa prática reflexiva e contextualizada com a participação da família e comunidade.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS