| CIDADE

FIQUE EM DIA: CONTRIBUINTES TÊM ATÉ O DIA 31 PARA REGULARIZAR DÉBITOS COM A PMP

Negociações podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 16 | Divulgação Com estrutura especial de atendimento montada no clube Petr...

quarta-feira, 10 de maio de 2017

GUARDA CIVIL SE PREPARA PARA O PERÍODO DE QUEIMADAS

O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil se reuniu na quarta-feira (10) para planejar ações visando a prevenção no período de queimadas. Com a proximidade da época de estiagem, os 25 integrantes do destacamento estão se preparando para atuar ao lado das secretarias de Defesa Civil, Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros. O encontro também serviu para uma atualização do plano de chamamento dos guardas.


“Já estamos entrando no período de estiagem, quando a chance de incêndios aumenta. Então esse planejamento é muito importante para que estejamos preparados para auxiliar o trabalho do município e do estado”, explica o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

A reunião foi conduzida pelo subcomandante da Guarda, Altenir Mendes, especialista em combate a incêndio florestal. Ele já está deixando toda equipe de sobreaviso para o caso de necessidade e montando o plano que contém informações sobre como acionar os guardas e mobilizar os equipamentos de combate às queimadas.

Em caso de incêndios, o grupamento pode ser acionado pelos Bombeiros e ser mobilizada por conta própria. Os guardas utilizam 30 abafadores e cinco bombas costais - aquelas mochilas que servem de reservatório para borrifar água. O destacamento possui um carro, que foi adaptado pelos próprios guardas para poder armazenar melhor os equipamentos e atender as necessidades do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente vai ajudar a melhorar o trabalho do GPA destinando uma parte do ICMS Verde para aquisição de mais materiais para a equipe. A Guarda já elaborou uma lista com a demanda de equipamentos.

“Assim como determinou o prefeito Bernardo Rossi, estamos atuando em conjunto pensando no município. O ICMS Verde é oferecido para as cidades que investem na preservação ambiental. Como temos uma parceria muito grande com a Guarda Civil, realizando operações para coibir os crimes contra o meio ambiente que acontecem na nossa cidade, acredito que o investimento no Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) vai trazer benefícios para todos os lados”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

O Grupamento de Proteção Ambiental atua nas demandas relativas a fauna e flora do município, como casos de caça de animais, desmatamento e resgates em floresta.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI