ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 31 de maio de 2017

PRÊMIO CHICO MENDES VAI HOMENAGEAR AMBIENTALISTAS NA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Petrópolis realiza nesta quinta-feira (1/6), às 19h, a segunda edição do Prêmio Chico Mendes, que tem por objetivo homenagear anualmente pessoas que se destacam em atividades ambientais realizadas no município. O prêmio foi criado a partir de um Projeto de Resolução do vereador licenciado Silmar Fortes (atual Secretário Municipal de Saúde), e prevê que cada um dos 15 parlamentares da casa pode premiar um homenageado a cada ano.

"Chico Mendes é um exemplo a ser seguido. Lutou pelos seringueiros, participou de lutas para impedir os desmatamentos. Defendeu também a posse da terra pelos habitantes nativos. Essa luta fez com que entrasse em conflito com empresários, donos de madeireiras. Em 22 de dezembro de 1988, Chico Mendes foi assassinado, ele tinha apenas 44 anos. Enfim, ele deu a própria vida à causa ambiental", relembra Silmar Fortes, autor da proposta.

O prêmio pode homenagear pessoas físicas ou entidades que se destacam na causa ambiental. O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB), homenageará o petropolitano Marcus de Almeida Lima, que ocupou a Superintendência do Ibama no Estado. Já o vereador Marcelo da Silveira vai premiar o Projeto Araras, organização não governamental que desde 2001 promove ações nas áreas de meio ambiente, educação, cultura e desenvolvimento social para a conservação e preservação ambientais e a melhoria da qualidade de vida em Araras, segundo distrito da cidade.
"O prêmio tem a intenção de incentivar e destacar ações que tenham por objetivo a preservação da natureza, num momento em que se discute em todo o mundo o aquecimento global, a escassez da água,  os desmatamentos e as queimadas", destaca o presidente Paulo Igor. A premiação acontece sempre no início de junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Veja quais serão os homenageados na solenidade desta quinta-feira
Priscila Braga da Cunha de Sá Rodrigues (Vereador Dudu)
Projeto Suindara Brasil (Vereadora Gilda Beatriz)
Alexandre Alberto Barillo Taboada (Vereador Jamil Sabrá Neto)
Erika Melo Brandão Assis (Vereador Jorge Relojão)
Ives Leonel de Oliveira Jaensch (Vereador Justino do Raio X)
Jean Charles Barreto Goes (Vereador Luisinho Sorriso)
Projeto Araras (Vereador Marcelo da Silveira)
Wolney Maurício de Macedo (Vereador Meirelles)
Marcus de Almeida Lima (Vereador Paulo Igor)
Maria de Lourdes de Oliveira Andrade Figueira Loreto (Prof. Leandro Azevedo)
Thiago Cesar da Conceição (Vereador Ronaldão)
José Maria de Moraes (Vereador Wanderley Taboada)