PESQUISA POR MATÉRIAS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

terça-feira, 16 de maio de 2017

SAÚDE: OUTONO E INVERNO SÃO AS MELHORES ÉPOCAS PARA REVERTER O MELASMA

O período frio é a melhor época para clarear manchas de pele, como o melasma. O problema caracteriza-se com o surgimento de manchas escuras na pele, geralmente na face (testa, bochecha e buço), mas que também pode ocorrer nos braços, pescoço e colo. É mais comum nas mulheres e não há uma causa definida. Entretanto, muitas vezes, está relacionada ao uso de anticoncepcionais, gravidez e exposição solar. A predisposição genética também influencia no surgimento do melasma. 

​De acordo com a dermatologista Ana Paula Bonvini a s manchas são bem definidas e irregulares, geralmente simétricas (iguais nos 2 lados). ​"​ Muitas vezes, as pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, ocorrendo piora importante das manchas ​", alerta​ .

O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam entre peelings, lasers, luz pulsada e a formulação de produtos para uso doméstico, mas sempre incluem orientação de proteção contra raios ultravioleta (pelo sol)  e luz visível (lâmpada, celular e computador, por exemplo).

​"​ O melasma é uma condição crônica que pode voltar caso a prevenção básica de proteção a luz não seja respeitada mesmo em dias nublados ou chuvosos. O indivíduo com melasma tem que estar ciente de que a mancha clareia, mas nunca vai embora. O tratamento deve ser feito por toda a vida, mantendo a mancha despigmentada ou tratando as possíveis recidivas ​", esclarece.​
A questão afeta e muito a autoestima de mulheres em busca do tratamento ​ e está ​ entre as queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos. Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a estimativa é de que o melasma acometa de 15% a 35% das mulheres brasileiras.​ ​costuma surgir por volta dos 30 anos e tende a ficar mais controlado após a menopausa. Esse tipo de mancha surge devido à superprodução de melanina (pigmento que dá cor à pele) ou à hiperdilatação de vasos sanguíneos.


MICROAGULHAMENTO 

 Também conhecido como skinneedling, busca estimular a derme com máxima preservação da epiderme. Requer execução do médico dermatologista para observar requisitos de biossegurança em todos os procedimentos. ​T rabalha na camada superficial da pele (epiderme), por meio do rolamento de um cilindro estéril e descartável com pequenas agulhas ​.  O laser e o microagulhamento são opções reais no controle do problema, pois provocam a abertura de micro ​ ​ canais ​,  facilitando a entrada de medicamentos, o que é comumente chamado no meio científico como "drug delivery".
Além do uso no melasma e outras manchas, é indicado para rejuvenescimento, cicatrizes de acnes e gerais, estrias, queda de cabelo e calvíce. Atualmente, algumas plataformas de  laser trabalham com microagulhamento de radiofrequencia, o que aumenta o estímulo de colágeno.