sexta-feira, 26 de maio de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE VACINAÇÃO NESTE SÁBADO

Intensificando as ações de prevenção contra a febre amarela, a Secretaria de Saúde realiza neste sábado (27) um mutirão de imunização na Praça da Liberdade de 9h às 17h. As doses também serão aplicadas em outros 16 pontos: no Centro de Saúde, no setor de Epidemiologia (anexo ao Hospital Municipal Nelson de Sá Earp), no Ambulatório Escola, no Hospital Alcides Carneiro, além de nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três Postos de Saúde da Família (PSFs). Com mais de 180 mil pessoas vacinadas, a prefeitura tem meta de imunizar toda população até outubro, quando as temperaturas voltam a subir e podem influenciar uma possível disseminação da doença. 

 A intensificação da vacinação atende a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde que confirmou na quinta-feira (25/05), a morte de um macaco por febre amarela, em uma área de mata fechada no Bataillard, na Mosela. A partir de segunda-feira (29.05) o município iniciará a pulverização de inseticida (fumacê) na região. A Secretaria de Saúde destaca que manterá ainda as 41 unidades de saúde abertas para vacinação da população e reforçará a vacinação volante em Araras, região de mata fechada.

Em Petrópolis nunca foi registrado nenhum caso de febre amarela em humanos e não há nenhum paciente sob investigação ou com sintomas da doença no município. O prefeito Bernardo Rossi destaca que o município já fazia parte da lista de prioritários de imunização indicada pela Secretaria de Estado de Saúde, definida com base na avaliação do cenário epidemiológico no Rio.

 “O trabalho integrado junto à Secretaria de Estado de Saúde nos garantiu o recebimento de doses em número suficiente para uma boa cobertura de imunização nas áreas rurais e próximas às matas. A imunização é preventiva. Vamos intensificar os esforços para vacinar até outubro as 120 mil pessoas que faltam. Contamos com a presença da população neste sábado no mutirão que organizamos”, convoca o prefeito, Bernardo Rossi.


Secretário lembra que macacos não transmitem a doença
 Uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado virá ao município na segunda-feira (29) para capacitar os agentes da Vigilância Ambiental e realizar o fumacê na região do Bataillard.
 “Vale ressaltar que a equipe de da Vigilância do Estado vem realizando o controle de vetores em Petrópolis desde janeiro e nunca foi encontrado nenhum mosquito transmissor da febre amarela. Todas as amostras coletadas deram negativo. As ações serão intensificadas a partir de agora dentro das matas para identificarmos se há focos da doença na região”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O secretário destaca que os macacos não transmitem febre amarela e alerta para a importância dos primatas que, infectados pelo vírus da febre amarela silvestre, são os primeiros a sinalizar sobre a presença da doença.

“Eles são importantes sentinelas. Quando infectados pelo mosquito fazem o alerta. Mas são animais transitórios que circulam entre regiões. As pessoas não devem, por medo, matar os macacos, pois isso impossibilita a análise. O sinal deles é importante para evitarmos o avanço da doença silvestre para áreas urbanas”, explica o secretário.

 Devem ser vacinadas crianças a partir de 9 meses e adultos com até 59 anos. A imunização é contraindicada para gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico.

Diariamente as doses estão disponíveis em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. O atendimento está disponível de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço.

 ​
Relação de pontos de vacinação neste sábado:
​UBS Morin
Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin.

UBS Alto Independência
Rua Angelo João Brand s/n.

UBS Quitandinha
Rua General Rondon nº 400

UBS Mosela
Rua Mosela nº 744

UBS Retiro
Av. Barão do Rio Branco s/n

UBS Itamarati
Rua HívioNaliato nº 169.

UBS Araras
Estrada Bernardo Coutinho nº 3.435

UBS Itaipava
Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

UBS Pedro do Rio
Estrada União e Indústria s/n

Ambulatório Escola
Rua Bernardo Proença nº 32.

Hospital Alcides Carneiro
Rua Vigário Corrêa, 1.345

PSF Posse
Estrada União de Indústria nº 33.530

PSF Alto da Serra
Rua Teresa, 2024 (Praça Miguel Couto)

PSF Bataillard
Rua E nº 35 – Parque Residencial Mosela.

Coordenação Epidemiologia
Hospital Municipal Nelson de Sá Earp
Rua Paulino Afonso, 455

Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde)
Rua Santos Dumont

Praça da Liberdade
Av. Köeller, 341 - Centro, Petrópolis – RJ

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS