quinta-feira, 22 de junho de 2017

BAUER TERÁ UNIDADE DE PRONTO ATENDIMETN O DURANTE OS 10 DIAS

A Secretaria de Saúde, por intermédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) irá montar um posto médico no Palácio de Cristal para os atendimentos durante a Bauernfest. O evento que acontece de 23 de junho a 2 de julho tem expectativa de atrair cerca de 320 mil pessoas. Para garantir a assistência e a segurança a quem se acidentar durante o período, além da disponibilização de um pronto atendimento haverá uma rota específica de socorro que foi simulada na última segunda-feira (12), onde foram testados caminhos alternativos para realização da assistência às vítimas em caso de acidentes.


 A Central de Regulação Médica das Urgências, situada no SAMU, seguirá atendendo as ocorrências recebidas através do 192 em seu fluxo normal. Em situações de envio de equipes que necessitem passar pelas áreas do entorno da Bauernfest, o operador da frota entrará em contanto com o Centro de Controle de Operações (CCO) para auxiliar no processo. O CCO estará localizado no ônibus da Guarda Civil onde serão concentradas as ordens de serviços das operações durante a festa.

“No fluxo firmado na última segunda-feira, foi sumulado também o balizamento e o uso de batedores para que as ambulâncias tanto do SAMU quanto dos Bombeiros possam seguir para o socorro à possíveis vítimas, inclusive pela contramão, mas em segurança. Já as chamadas oriundas da área da festa terão a orientação, por parte do médico regulador, de procura pelo atendimento no Posto Médico instalado no local”, orienta o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

 Durante o simulado foram testados dois caminhos: o primeiro da sede do Corpo de Bombeiros, na Barão do Rio Branco, até o Hospital Santa Teresa e, o segundo, até a Coronel Veiga. Entre as unidades de Socorro – SAMU e Corpo de Bombeiros forampactuados que as ocorrências registradas no local da festa serão direcionadas ao Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, caso sejam ortopédicas ou psiquiátricas e as ocorrências clinicasde qualquer natureza serão encaminhadas a UPA Centro.

 “Priorizamos as ações para rápido deslocamento das viaturas do SAMU 192 em relação às ruas no entorno da festa, sem prejuízo ao tempo resposta de atendimento às vitimas em situações de urgência e emergência. Mas a assistência não será apenas aos casos registrados no local da festa, mas também em locais em que a ambulância precisa se deslocar pelo trajeto da Bauernfest”, explica o cvoordenador Administrativo do SAMU, José Geraldo da Rocha.

      No posto médico que será montado no Palácio de Cristal, o SAMU disponibilizará: um médico, um enfermeiro e um funcionário administrativo, para acolhimento e abertura de boletim de atendimento, tanto paras as pessoas que busquem o Posto em demanda espontânea, quanto aos encaminhados pelos maqueiros socorristas e demais membros da organização da festa.

“Em caso de atendimento de menores desacompanhados, o Conselho Tutelar será acionado, e o Conselheiro de plantão acompanhará o atendimento e o encaminhamento para as unidades de referência se necessário pela Ambulância disponibilizada para o evento, que será tripulada por um condutor socorrista, um técnico de enfermagem e um médico intervencionista”, disse o coordenador Administrativo do SAMU, José Geraldo da Rocha.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS