ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

terça-feira, 27 de junho de 2017

CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DA POSSE VOLTA A FUNCIONAR


“Muito legal essa oportunidade de poder aprender a mexer nos programas que existem no computador. No começo é meio difícil, mas estou muito animada. Quero muito aprender para poder utilizar o computador que eu tenho em casa”, disse Maria das Dores da Silva, dona de casa, em sua primeira aula de informática básica no Centro de Inclusão Digital (CID) da Posse. O espaço voltou a funcionar nessa segunda-feira (26), com cursos para a comunidade. A prefeitura planeja reabrir os 53 CIDs que estão desativados em Petrópolis.

Nesse primeiro momento, o CID está recebendo inscrições para o curso básico de informática e 65 pessoas já fizeram a inscrição. O espaço dispõe de 12 computadores. De acordo com a demanda de procura por vagas, outras turmas serão formadas. As inscrições continuam abertas e os interessados em participar do curso devem preencher uma ficha cadastral no CID, que fica na Praça Centro de Esportes Unificados (CEU).

“Estamos comemorando a volta da oferta de cursos no CID da Posse. Nossa intenção é dar um novo direcionamento aos CIDs, ofertando chances de capacitação para jovens e também para a terceira idade. Essas atividades ajudam a combater problemas como a depressão. Tem a questão educativa também, muito importante de ser trabalhada na comunidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Ainda segundo Fiorini, a ideia é utilizar o espaço com atividades que fortaleçam a mão de obra local. “A Praça CEU é um espaço maravilhoso e queremos promover atividades periódicas nesse lugar, seguindo as necessidades da comunidade. Temos na Posse o distrito industrial e trabalhamos com a possibilidade de novas empresas se instalando na região, para isso, buscaremos parcerias para capacitar a mão de obra local. As pessoas não deveriam ter que sair daqui para procurar emprego. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem um olhar especial para essa região e está trabalhando para incentivar o desenvolvimento pleno da localidade”, explicou Fiorini.

Juliana da Silva Paulino levou o filho Christian Gabriel, de oito anos, para participar do curso. “A tecnologia está em tudo hoje em dia e é importante que as crianças aprendam a usar os recursos corretamente. Por isso o inscrevi e ele está gostando da aula”, disse.

“O trabalho desenvolvido nesse CID servirá de modelo para a reativação dos outros 53 CIDs espalhados pelo município. Queremos que toda a comunidade seja beneficiada com cursos”, afirmou o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Ciência e tecnologia, Darlan Mendes.

O curso terá a duração de três meses e os alunos terão informações sobre as funções básicas do computador, digitação e como utilizar programas. Nesse primeiro momento, duas turmas foram abertas. As aulas ocorrerão às 9h, nas segundas, quartas e sextas e às 15h também nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Os CIDs têm a finalidade de oferecer iniciativas de inclusão digital para a comunidade, como cursos para a terceira idade, inclusão digital a jovens e adultos, aulas de introdução à informática e impressão de guias. No entanto, por falta de manutenção e investimentos, a maioria deles - 48 unidades - ficou fechada durante o último ano. A retomada do funcionamento dos CIDs será feita de forma gradual. O CEU da Posse está aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Informações adicionais podem ser obtidas no telefone: 2259-2244.