| CIDADE

FIQUE EM DIA: CONTRIBUINTES TÊM ATÉ O DIA 31 PARA REGULARIZAR DÉBITOS COM A PMP

Negociações podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 16 | Divulgação Com estrutura especial de atendimento montada no clube Petr...

segunda-feira, 12 de junho de 2017

DEFESA CIVIL MOBILIZA AGENTES NO DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias realiza no Dia Mundial do Doador, 14 de junho, uma campanha de doação de sangue. A ação antecede o feriado de Corpus Christ, data sensível para os hospitais. Segundo a proposta do órgão, os funcionários estão convidados a participar e levar amigos e parentes. Como forma de incentivar a presença, além da folga obrigatória, quem comparecer ao evento vai ganhar um outro dia de descanso, que será combinado de acordo com as demandas da Secretaria. Além disso, a campanha está aberta para toda a população. A ação acontece no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, localizado na Rua Paulino Afonso, no Bingen e começa na terça-feira (13). 

O secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, acredita no sucesso da campanha. Desde o início do ano, o órgão já realizou a doação de chocolates na Páscoa, a entrega das rosas no Dia das Mães e há 10 dias iniciou uma campanha de arrecadação de agasalhos.
 “Em uma semana, recebemos 20 peças infantis, 50 masculinas e 170 femininas na nossa barraca localizada na Praça Dom Pedro. Temos a expectativa de chegar a mil doações até o final da campanha. No banco de sangue, convidamos a todos os funcionários a participar. Sabemos que nos feriados prolongados as doações diminuem, então, resolvemos organizar a campanha. A Defesa Civil é prevenção, precisamos pensar sempre no ser humano”, comentou Paulo Renato.
 Alexandre Paladino, captador do Banco de Sangue, explicou que antes dos feriados prolongados o volume de doação diminui. “Nos feriados mais prolongados as pessoas aproveitam para viajar, pegar a estrada por mais tempo e a nossa captação diminui. Esses períodos são os mais sensíveis para os hospitais. No dia 15 de junho, por exemplo, é Corpus Christ. Por isso o apoio antes deste dia vai ser fundamental para mantermos os estoques em dia”, explica.

Critérios para doar
 Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).
 O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.



ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI