quarta-feira, 28 de junho de 2017

DESFILE DE LUZES E EXIBIÇÃO DE FILMES MARCAM FERIADO NA BAUERNFEST

O feriado pelo Dia do Colono, na 28ª Bauernfest, terá programação intensa nesta quinta-feira (29) para celebrar a chegada dos nossos colonizadores. A novidade desta edição - que vai iluminar com muita alegria os festejos da colonização da Cidade Imperial -  será o Desfile de Luzes que acontece às 19h. A saída será em frente à Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga. Também para comemorar os 500 anos da Reforma Protestante haverá exibição do filme Lutero, às 19h, no Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Mas o dia promete muitas atrações nos quatro palcos da festa com dança folclórica, Jogos Germânicos, música e os deliciosos quitutes típicos alemães. 

 “A Bauernfest é um evento que valoriza e resgata as raízes do povo petropolitano. E a celebração pelo Dia do Colono é o momento mais especial desta festa. É um dia de muita comemoração para nós, petropolitanos, que festejamos a nossa colonização resgatando as tradições germânicas, lembrando as famílias que fundaram o nosso município. É um dia de solenidades e festa para homenagear essas pessoas que são tão importantes na história de Petrópolis”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.
E a celebração será repleta de atrações para todas as idades. No Desfile de Luzes, que promete encantar a noite na Cidade Imperial, também terá o concurso da lanterna artesanal mais bonita. O evento é uma alusão ao Desfile de Lanternas, uma tradição germânica secular realizada nas festividades do Natal.
“Trouxemos o simbolismo da luz para o nosso momento de comemoração, no Dia do Colono. É um momento de alegria e comemoração pela chegada dos nossos colonos no dia em que celebramos a nossa colonização. Queremos que a cidade participe. Será um momento de interação do público com as atrações da Festa do Colono Alemão”, comentou Leonardo Randolfo, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que organiza a festa em parceria com a TurisPetro.          
 “O desfile de luzes, em sua tradição, é um momento que marca a chegada do inverno europeu. Aqui também estamos na estação mais fria do ano, mas para Petrópolis o inverno, aquece o Turismo, com a Bauernfest e a alta temporada do segmento. Será uma noite linda e iluminada para nós, petropolitanos, e nossos visitantes que certamente ficarão ainda mais encantados com a nossa festa”, completou o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente.

Exibição do filme Lutero no Centro de Cultura
 Como parte das comemorações pelos 500 anos da Reforma Protestante, o Cine Humberto Mauro vai exibir o filme Lutero. A obra é uma biografia histórica, produzida em 2003 nos Estados Unidos e na Alemanha, dirigida por Eric Tiel, e desenvolve sua trama retratando o processo de transição da Idade Média para Idade Moderna.
 Lutero, interpretado por Joseph Fiennes, tem suas experiências constituídas e retratadas como um homem cheio de dúvidas acerca de sua visão de mundo diante da religião e religiosidade de sua época, na qual enfrenta todos os percalços para desenvolver sua obra de fé, em que todas as pessoas poderiam ter acesso a Deus sem precisar dos mediadores, no caso os clérigos.
 Neste filme, o protagonista não tem o papel de herói, mas de sujeito histórico ativo que ousou transformar a sociedade de então e os rumos da história que era vivida e vivenciada há séculos. Os conflitos são narrados evidenciando o choque entre dois sistemas sociais: a velha sociedade feudal, representada pela Igreja Católica e Sacro Império Romano-Germânico, e a nova sociedade formada pela burguesia em ascensão através dos príncipes alemães e o novo enunciado de fé de Martinho Lutero.
 Após seu casamento com Katharine Von Bora, uma freira que havia lido toda sua obra e queria muito o conhecê-lo pessoalmente, Lutero ainda pregou por mais 16 anos, morrendo em 1546, aos 63 anos. Muitos dos que vieram a conhecer seus escritos ficaram ao seu lado, dando continuidade ao processo de expansão da Reforma. Os efeitos do protesto de Lutero se perpetuaram na sociedade alemã e ainda reverberam em todo mundo.


Muitas atrações no feriado petropolitano
A folga petropolitana terá muita atividade para toda a família curtir a Festa do Colono Alemão. Às 9h acontece o tradicional Concurso de Poesias Bauernfest. De 15h às 18h, a animação fica por conta do Bailão com Bauernband. Depois, de 19h às 22h, a Banda Germânica assume a diversão. Às 20h, acontece mais uma etapa do Concurso de Chope em Metro. As inscrições são feitas uma hora antes, somente para maiores de 18 anos. No Palco Koblenz a dança folclórica começa 14h30. As apresentações acontecem até 23h.
Logo cedo, às 10h, os Hoppeditz - Os Tolos, divertem o público na Praça da Liberdade, onde também acontecem os Jogos Germânicos. De 11h às 13h tem Cabo de Guerra, Corrida com carrinho de mão e Pregar o prego. Às 15h a música fica a cargo da Banda Marcial Dragões do Império. No Palco Koeler tem O Flautista de Hamelin, às 16h; e Spiel Und Charm às 20h.
   A Banda do Barril comanda o som, às 14h, no Palco Biergarten na Deguste, na Praça Visconde de Mauá. Às 17h é a vez do Bauern Jazz. Criada especialmente para a 28ª Bauernfest, para homenagear a lendária banda alemã, a Blackout Scorpions Tribute sobe ao palco às 20h30. E o Baile do Fritz, no Petropolitano F. C., começa às 18h ao som de DJ e depois tem a Banda do Fritz, às 20h.

Confira a programação do Palco Koblenz
 14h30 – Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg
15h     – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis
15h30 – Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg
16h15 – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
17h     – Petrópolis Danças Folclóricas
20h45 – Petrópolis Danças Folclóricas
21h30 – Grupo de Danças Folclóricas Rheiland Pfalz
22h15 – Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg
23h     – Gustav Bach Volkstanz - Massaranduba  - SC

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS