| CIDADE

FIQUE EM DIA: CONTRIBUINTES TÊM ATÉ O DIA 31 PARA REGULARIZAR DÉBITOS COM A PMP

Negociações podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 16 | Divulgação Com estrutura especial de atendimento montada no clube Petr...

quarta-feira, 21 de junho de 2017

FEBRE AMARELA: VACINAS FICARÃO DISPONÍVEIS EM 14 UNIDADES DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde vem cumprindo o cronograma de imunização preventiva contra febre amarela proposto pelo governo do estado. O município já aplicou 193 mil doses desde janeiro deste ano e o objetivo é que mais 80 mil pessoas sejam vacinadas até outubro. Reforçando a divulgação junto às Equipes de Estratégia de Saúde da Família, a coordenação de Epidemiologia concentrou as doses da vacina em 14 pontos com rotina de vacinação.

 A partir desta quinta-feira (22), a população deverá procurar o Centro de Saúde, Coordenação de Epidemiologia, Hospital Alcides Carneiro, Ambulatório Escola e três PSF e sete UBS para se vacinar de 8 às 16h, com intervalo de 1h de almoço.

 O prefeito Bernardo Rossi destaca que o município cumpriu o cinturão de imunização proposto pelo Ministério da Saúde vacinando mais de 80 mil pessoas, apenas em áreas verdes, entre março e abril deste ano. O prefeito reforça ainda que Petrópolis já fazia parte da lista de municípios prioritários definida com base na avaliação do cenário epidemiológico do Rio de Janeiro.
“Agentes de saúde farão uma nova pesquisa nas comunidades mapeando quem ainda não se vacinou para levarmos as doses à casa das pessoas que não tiverem acesso aos postos de saúde em um novo sistema de vacinação volante. Em Petrópolis nunca foi registrado nenhum caso de febre amarela em humanos e não há nenhum paciente sob investigação ou com sintomas da doença no município”, frisa Bernardo Rossi.

O Ministério da Saúde passou a adotar o protocolo de imunização preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que indica a dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país.

“Seguimos o protocolo com a aplicação da dose única. Sendo assim, as pessoas que tomaram a vacina no passado já estão imunizadas. Nós temos até outubro para vacinar o restante da população. Precisamos aproveitar o período do inverno, onde a proliferação de mosquitos diminui para vacinar o maior número de pessoas com tranquilidade”, considera o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A campanha de vacinação contra a febre amarela teve início em Petrópolis no dia 18 de março com a chegada de 75 mil doses. Além de proporcionar um sistema de vacinação inédito, com 50 pontos de vacinação em todo município, a Saúde também adotou a vacinação volante, levando as doses às áreas de população da zona rural e famílias que vivem em locais próximos a matas.

“A Secretaria de Saúde do Estado vem encaminhando doses da vacina semanalmente à Coordenação de Epidemiologia. Temos cerca de 20 mil em estoque e pretendemos disponibilizá-las também no mutirão de vacinação contra HPV que iremos fazer no sábado (24.06) vacinando na epidemiologia e no Centro de Saúde também contra a febre amarela”, antecipa Silmar Fortes.

 Devem se vacinar crianças a partir de nove meses a adultos com até 59 anos. A imunização é contra indicada para gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas à gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico.


Confira a lista dos postos de saúde e demais locais de vacinação:
*Atendimento de 8h às 16h – Com intervalo de 1 hora de almoço

1.    Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde)
Rua Santos Dumont, S/Nº

2.    PSF Alto da Serra
Rua Teresa, 2024 (Praça Miguel Couto)

3.    PSF São Sebastião
Rua São Sebastião nº 625

4.    UBS Alto Independência
Rua Angelo João Brand s/n

5.    UBS Quitandinha
Rua General Rondon nº 400

6.    UBS Retiro
Av. Barão do Rio Branco s/n

7.    Ambulatório Escola
Rua Bernardo Proença nº 32

8.    UBS Itamarati
Rua HívioNaliato nº 169

9.    Hospital Alcides Carneiro
Rua Vigário Corrêa, 1.345

10. UBS Morin
Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin

11. UBS Itaipava
Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

12. UBS Pedro do Rio
Estrada União e Indústria s/n

13. PSF Posse
Estrada União de Indústria nº 33.530

14.  Coordenação Epidemiologia
Hospital Municipal Nelson de Sá Earp - Rua Paulino Afonso, 455.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI