PESQUISA POR MATÉRIAS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 21 de junho de 2017

GM DIVULGA ESQUEMA DE SEGURANÇA PARA BAUERNFEST

A Guarda Civil terá mais de 40 homens para fazer o patrulhamento dos locais onde será realizada a Bauernfest, a partir do próximo dia 23. Os agentes serão posicionados em locais estratégicos para garantir a segurança e dar orientação ao trânsito no entorno da festa. Além disso, o ônibus de videomonitoramento foi deslocado nesta segunda-feira (19) para a cobertura do evento. O planejamento da corporação também inclui o uso dos cães na Praça da Liberdade.

O público que acompanhar as atrações da Bauernfest vai poder encontrar agentes na Av. Barão do Rio Branco, 13 de Maio, Av. Ipiranga, Montecaseros, Presidente Kennedy, Roberto Silveira e Padre Siqueira. O objetivo é coibir infrações de trânsito, comércio irregular e qualquer problema entre os frequentadores. Durante todo dia, serão 20 homens usando cinco viaturas para deslocamento. Além disso, a corporação vai utilizar comunicação via rádio para fazer contato com CPTrans, Bombeiros, PM e Samu.

Assim como na Expo Petrópolis, que aconteceu no final de abril e início de maio, a Guarda vai utilizar o ônibus de videomonitoramento, que vai ficar no jardim do Palácio de Cristal. Dois guardas vão acompanhar a movimentação do público tanto dentro quanto no entorno do principal ponto do evento. Eles farão o patrulhamento a partir das imagens das sete câmeras do veículo e vão acionar as equipes em caso de necessidade.

Antes de ir para o Palácio de Cristal, o ônibus fez o monitoramento na Praça Marechal Carmona, próximo ao Terminal do Centro. Para lá, a Guarda Civil deslocou outra viatura, que fará rondas de patrulhamento durante todo o dia nas ruas próximas.

“Nosso objetivo é que a festa aconteça em clima de total tranquilidade, da mesma maneira que aconteceu durante a Expo Petrópolis, quando nenhuma ocorrência foi registrada. Fizemos o planejamento para que todos os locais com atrações tenham cobertura da Guarda”, afirma o secretário de Segurança e Serviços Públicos, Djalma Januzzi.

O comandante da Guarda, Jeferson Calomeni, também anunciou vai utilizar o ônibus como base do comando da corporação em alguns momentos durante a Bauernfest. Ele ainda dá algumas dicas que podem ajudar a aumentar a segurança dos frequentadores, como evitar levar objetos de valor sem necessidade e andar com documentos e dinheiro nos bolsos da frente, por exemplo. Ele também ressalta a importância de ficar atento quanto ao consumo de bebidas alcoólicas.
“É importante que o público tenha consciência de não abusar do consumo de bebida alcoólica. Claro que é uma festa com forte presença da cerveja, mas é possível se divertir sem exagerar. Outra coisa importante é que as pessoas não combinem álcool e direção. Quem beber tem a opção de usar o transporte público e ir e voltar para casa em segurança”, destaca

Cães
Em outro local com várias atrações da Bauernfest, na Praça da Liberdade, a Guarda vai usar os cães de contenção de distúrbios e detecção de drogas. Os oito animais adultos que formam o canil da corporação e mais sete cedidos por parceiros serão usados nos 10 dias do evento. A todo momento, serão usados de quatro a seis cães simultaneamente.
Ao todo, 24 homens farão o manejo dos cachorros, incluindo agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, que vão aproveitar a festa como parte do treinamento prático. Isso acontecerá a convite da Guarda Civil de Petrópolis, que também conta com eles para o patrulhamento do evento. ​