| CIDADE

FIQUE EM DIA: CONTRIBUINTES TÊM ATÉ O DIA 31 PARA REGULARIZAR DÉBITOS COM A PMP

Negociações podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 16 | Divulgação Com estrutura especial de atendimento montada no clube Petr...

segunda-feira, 26 de junho de 2017

PRIMEIRO DESFILE DA BAUERNFEST ATRAIU MAIS DE 15 MIL PESSOAS NO DOMINGO

Foto: Marcello Santos
Com muita alegria, música e dança folclórica, a cultura germânica tomou conta das ruas do Centro Histórico, na manhã deste domingo (25), durante o primeiro desfile da 28ª Bauernfest. Tradição na Festa do Colono Alemão, o momento que marca o principal evento da cidade atraiu cerca de 15 mil pessoas. O público acompanhou em todo o trajeto os mais de 600 participantes do desfile, feito pelo Clube 29 de Junho, descendentes dos colonos, grupos folclóricos, bandas marciais, além da Realeza da Bauernfest 2017 e a presença especial da Rainha da Oktoberfest, de Blumenau. 

“Esse é um momento especial para quem desfila. Sabemos da importância dessa festa para todos os envolvidos e com certeza para toda a cidade que se sente orgulhosa de ter uma cultura tão rica e valorizada pelo trabalho dos grupos, bandas, do Clube 29 de Junho e das famílias descendentes que vivem para manter as tradições”, disse o prefeito Bernardo Rossi que acompanhou o desfile ao lado do filho Bernardinho. A primeira-dama, Sabrina Noel acompanhou a caçula, Beatriz, que quis, à caráter, desfilar ao lado da Rainha e Princesas da Bauernfest.

O repertório das bandas marciais; as coreografias e performances dos grupos folclóricos e atrações; a beleza e simpatia da Rainha Larissa Graebner, das Princesas Ana Beatriz Zillig Klippel e a Segunda Tânia Mello; além da Rainha da Oktoberfest, Bruna Ponchielli, conquistaram moradores e visitantes que se encantaram pela festa.

“Desde que me entendo por gente faço questão de acompanhar o desfile. Temos que prestigiar, pois faz parte da nossa história. Toda a cidade tem que valorizar a festa, a questão cultural, independente da ascendência. Eu tenho ascendência italiana, mas sou fã de carteirinha da Bauernfest”, disse a professora Letícia Maganim, que estava acompanhada da filha de 9 anos.

O desfile também atrai um público fiel de turistas, que chegaram cedo para acompanhar todas as alas.
“Gostamos muito da alegria dessa festa, da cultura, gastronomia de tudo. Com certeza é um evento muito importante para a cidade e muito bacana. Tanto que estamos vindo pela segunda vez. Viemos cedo, pois adoramos esse desfile, e depois vamos curtir a festa toda”, comentou a dona de casa Adriana Abreu, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que estava com um grupo de 13 pessoas, incluindo crianças com idades de 3 a 14 anos.

Além da plateia cativa, novos admiradores marcaram presença no primeiro desfile da Festa do Colono Alemão. Foi o caso da moradora de São João de Meriti, Silvia Lemos. Ela, o marido e o casal de filhos acompanhavam atentos a cada movimento das alas.
“É muito animado, muito bonito. Fiquei sabendo na sexta à noite dessa festa pelo jornal e pedi ao meu marido para virmos com as crianças. Elas estão adorando, pois elas gostam de tudo que é cultural. Estamos encantados de verdade com essa festa”, disse.
E o desfile atraiu também petropolitanos que ainda não tinham participado da festa. Foi o que fez a aposentada Maria Luiza Arnizoldi, de 95 anos, que foi levada pela cuidadora Neide da Silva, de 66. Ambas prestigiaram o momento.
“Estou gostando. É muito bonito”, disse Maria Luiza. “Já até mandei foto dela para a filha que está na França”, contou a cuidadora.
“Ficamos felizes em ver um público tão diverso, com adultos, idosos e as crianças, claro, realmente fascinados com a nossa cultura germânica. Nossos grupos e todo o elenco desse show, estão orgulhosos de apresentar esse trabalho para o público”, comentou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, que organiza a festa em conjunto com a TurisPetro. “Esse é mais um diferencial da festa e no que nossa cidade oferece para encantar nossos turistas e visitantes”, completou o secretário Marcelo Valente, que está à frente da TurisPetro.​

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI