ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quinta-feira, 20 de julho de 2017

ANIVERSÁRIO DE SANTOS DUMONT É CELEBRADO COM CASA CHEIA E FESTA


Foi com festa, bolo e a presença do “próprio” Santos Dumont – interpretado pelo ator Sylvio Costa Filho – a comemoração, nesta quinta-feira (20.07), dos 144 anos desse ilustre morador de Petrópolis. Uma hora antes do fechamento da bilheteria, que encerra às 17h, a “Encantada” já havia recebido 1.453 visitantes, superando a visitação registrada na mesma data no ano passado, 1.366 visitantes. A visitação total foi de 1.807 pessoas. Em comemoração ao dia especial para o inventor, os convidados foram presenteados com a gratuidade na visita ao Museu Casa de Santos Dumont. Logo cedo o atrativo já estava lotado. As homenagens incluíram ainda a apresentação da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve.



“É uma honra para Petrópolis ter sido moradia de Santos Dumont, que deixou um legado para a história e para nossa cidade um atrativo que faz jus ao nome: é uma casa encantadora. É um grande prazer termos um equipamento turístico maravilhoso como este, o segundo museu mais visitado da nossa cidade e graças a Santos Dumont. Estamos felizes por estar aqui hoje celebrando os 144 anos desse ilustre morador e já pensando na dupla comemoração que teremos em 2018, quando a Encantada celebrará seu centenário”, antecipa o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente, representando o prefeito Bernardo Rossi.

 Durante todo o dia, o aniversariante divertiu o público na sua festa contando fatos da sua história e muitas curiosidades. Ele estava acompanhado da grande amiga francesa Marcelle Grandcey – interpretada pela atriz Pita Cavalcanti.

 ”Vocês sabem por que meu chapéu é assim? Vou contar. Uma vez quando voava em uma de minhas invenções, um dos meus balões quando comecei a usar motor, começou uma faísca e peguei meu chapéu de Panamá para apagar. Logo que apaguei coloquei de volta à cabeça e quando desci todos gostaram de como ficou o chapéu. Desde então eu mesmo comprava o chapéu, molhava para tirar a goma e fazia a mesma coisa para ficar desse jeito”, revelou ao público, que se encantava com o relato das histórias do inventor, que agradeceu o carinho de Petrópolis.

“Estou feliz por comemorar mais um aniversário, meus 144 anos. Estou bem conservado, não acham? E feliz por ser nessa cidade, onde ficava hospedado no Palace Hotel pensando em construir no Morro do Encanto a minha casa. E construí. Em pouco mais de três meses estava morando aqui, na Encantada. Fiquei muito contente, pois gostava do clima de Petrópolis, a beleza da cidade e o ar que me lembrava o da Europa, França e os lugares por onde passei. E hoje estou aqui, em mais um aniversário nessa cidade que tanto gosto”, brincou Santos Dumont na performance do ator Sylvio Costa Filho.

Para os convidados da festa, a data não poderia ser melhor para a visita ao atrativo que recebe mais de 160 mil pessoas por ano. “Viemos especialmente para o aniversário dele”, brincou Dalila Krambeck, professora aposentada de Blumenau, cidade irmã de Petrópolis, acompanhada do marido e um casal de amigos. Pela primeira vez no município, o grupo da cidade catarinense chegou cedo ao atrativo e ainda vai aproveitar as belezas da Cidade Imperial até sexta-feira. “A cidade é linda. Uma riqueza, muita história”, disse a professora Kátia Regina Murphy.

Para os turistas de São Paulo a maior surpresa foi encontrar o “próprio” Santos Dumont em sua residência. “Eu já tinha conhecido a cidade do Santos Dumont e a fazenda dele. E também uma exposição no Ibirapuera onde estava o 14 Bis. Mas aqui ainda não conhecia. A casa é bem famosa. E é muito interessante e legal. Ainda mais com ele aqui”, disse o jornalista Álvaro Corrêa, que estava acompanhado da esposa e filhos, e que aproveitou para garantir o registro com o inventor.

Mas teve também quem comemorou junto com Santos Dumont idade nova nesta quinta. A aposentada Lucília Silva Maia veio celebrar em Petrópolis os 73 anos com a família e ganhou parabéns do aniversariante do dia. “Meus filhos e netos me fizeram essa surpresa e me trouxeram para comemorar aqui. Junto com o Santos Dumont”, comemorou a aposentada carioca.