ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quinta-feira, 6 de julho de 2017

CENTRO CULTURAL ESTAÇÃO NOGUEIRA E PRAÇA VÃO GANHAR PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Atrativo histórico-cultural e turístico de Petrópolis, o Centro Cultural Estação Nogueira e a praça onde ele está localizado vão receber programação mensal para movimentar ainda mais a região. Este foi um dos assuntos debatidos nesta quinta-feira (06.07) em reunião entre o Instituto Municipal de Cultura e Esportes, TurisPetro, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Associação de Moradores e Amigos de Nogueira. A ideia é promover, já no início do segundo semestre, a Feira de Produtos Orgânicos e Artesanais dos Produtores locais, agregando ao evento atrações musicais e uma programação para toda a família.

  “Estamos unidos aqui para pensarmos e traçarmos melhorias na praça, desde estrutural, programação até as ações importantes para toda a comunidade. O Centro Cultural é um importante equipamento do município e deve ser explorado em sua potencialidade. Ele está em uma praça linda e em uma região que merece essa atenção”, disse o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

A intenção do encontro é aproximar Secretarias e a associação, para planejar ações para a valorização da região. “A ideia é atuarmos junto e promover melhorias na Praça de Nogueira. Queremos mapear os artesãos aqui da região para trabalharmos junto com eles. O objetivo é realizarmos uma vez por mês uma feira aqui, durante dois dias. Vamos trazer os reais produtores locais do orgânico, da cerveja, dos artesanais, enfim, com música e lazer para a criançada e toda a família”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

 O secretário destaca que o trabalho conjunto entre as pastas será de extrema importância para o sucesso da iniciativa.
 “Assim como foi na Bauernfest e no Itaipava For All, no Parque Municipal, onde as secretarias se uniram para a realização dos eventos, todos estarão empenhados. Nós, a Cultura e o Turismo em eventos para apresentarmos os produtos locais. Nogueira recebe muitos visitantes, é uma região que tem veranistas, pessoas que apreciam a cidade. Então temos que aproveitar este potencial e promover ações nesse local que é incrível”, completou Fiorini.

 “A antiga estação de trem e a Baroneza II, fazem parte da história da cidade e o Centro Cultural valoriza ainda mais a Praça de Nogueira. É um espaço nobre da cidade, muito apreciado pelos veranistas e que tem de ser valorizado, pois agrega também valor ao turismo da cidade”, considera o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente.

 Além da criação de uma programação cultural permanente no local, outras ações em prol do Centro Cultural e da comunidade também foram debatidas. Entre elas a inclusão da tradicional Festa de São Cristóvão no calendário oficial do município; a ampliação do Centro Cultural; e a construção de uma concha acústica no espaço.

 “Estamos aqui à disposição de vocês para ajudar no que for preciso. Temos um carinho muito grande pelo Centro Cultural, pela praça, pelo Lago de Nogueira, por toda essa região. Então queremos caminhar juntos no que for necessário e promover ações positivas aqui para a comunidade”, disse o presidente da Associação, Luiz Eduardo Basílio.