quinta-feira, 13 de julho de 2017

DEFESA CIVIL INICIA CAMPANHA EDUCATIVA CONTRA QUEIMADAS

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias lança na segunda-feira (17) a campanha de prevenção contra os incêndios florestais chamada #QueimadaNão. O trabalho será realizado entre os meses de julho e setembro em cinco clubes, 66 escolas e nas comunidades identificadas de maior risco de queimadas. Uma equipe do órgão público foi capacita por militares do Corpo de Bombeiros e por instituições ambientais e vai realizar palestras e atividades educativas com os jovens. A ação funciona dentro do eixo preventivo do Plano Inverno de Petrópolis.

Só nos três primeiros meses de 2017, antes mesmo do período de estiagem, foram registrados 43 princípios de queimadas pelo Corpo de Bombeiros em Petrópolis. No ano passado foram 150 e em 2015, 182 casos. Em 2014 o município registrou 256 ocorrências de incêndios florestais. De acordo com o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, essa campanha visa conscientizar, principalmente, o público mais jovem.
 “As mudanças climáticas estão trazendo problemas em todo o planeta e é importante explicarmos isso às crianças e aos adolescentes. Dessa maneira, eles vão crescer com o conceito de que é importante prevenirmos este tipo de desastre. Os incêndios florestais fragilizam o solo, potencializando os deslizamentos de terra durante as chuvas de verão. A destruição da mata compromete as nascentes de água, justamente no período de estiagem, quando a incidência de chuva é menor e com isso pode faltar água”, afirma Paulo Renato.
 Ainda segundo o secretário, por causa do tempo seco, há possibilidade dos incêndios aconteceram com mais facilidade este ano. “De forma preventiva, com o apoio da Polícia Militar, estamos atuando para que as queimadas não aconteçam. Em paralelo, vamos iniciar a campanha #QueimadaNão, que busca conscientizar os jovens sobre os perigos de um incêndio florestal, que pode se transformar em uma catástrofe”, explica Paulo Renato.
A ação acontece dentro do Plano Inverno, que orienta e traça um plano de contingência para o combate aos incêndios florestais que atingem Petrópolis no período de estiagem. Uma das atividades de prevenção será a campanha #QueimadaNão. O primeiro plano de contingencia para a estação está disponível no site da prefeitura.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS