sexta-feira, 21 de julho de 2017

DEFESA CIVIL TERÁ ESCRITÓRIO AVANÇADO EM ITAIPAVA

 A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias terá um escritório avançado em Itaipava. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (21) durante o lançamento dos trabalhos para a elaboração do Plano Verão 2018 de Petrópolis. Além da novidade, serão elaborados cinco planos de contingência organizando a resposta para deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio, em conjunto com os órgãos envolvidos. O objetivo do plano é otimizar o atendimento em caso de ocorrências durante a estação. 

 O escritório avançado vai funcionar no Centro de Cidadania, em uma sala cedida pela Secretaria de Assistência Social. A previsão é que o espaço seja inaugurado em no início do verão, dia 21 de dezembro. Nele, será possível, entre outros serviços, encontrar os relatórios das ocorrências geradas, fazer solicitações de vistorias preventivas, além de atendimento de emergência.

 “Com o escritório modelo estamos descentralizando os serviços da Defesa Civil, aumentando o acesso das pessoas aos serviços oferecidos pela Secretaria, além de aproximar a relação entre as partes. Com a implementação desse núcleo, também conseguiremos economizar no gasto com combustível, pneus e nos desgastes das viaturas, além de desafogar o serviço de vistorias técnicas, pois teremos um engenheiro à disposição para essa finalidade”, explica o Secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

 Os cinco planos de contingências visam melhorar as repostas nos casos de deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades. Com a sua elaboração, cada órgão saberá exatamente a sua função no momento de um possível desastre, com base na matriz de responsabilidades desenvolvida.

 “Todos os projetos fazem parte do processo de construção do Plano Verão 2018 de Petrópolis. Queremos que Petrópolis passe a ser reconhecida como a cidade da prevenção de desastres. Dessa maneira, estaremos cumprindo as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para nos tornamos uma cidade resiliente modelo e construindo uma cidade mais segura e menos vulnerável aos desastres para os petropolitanos”, disse o secretário de Defesa Civil.

 O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Baninho, que destacou o trabalho realizado pela Defesa Civil. “A Secretaria está mobilizando diversos órgãos pensando no melhor para a cidade. Essa foi uma determinação do prefeito Bernardo Rossi, o trabalho integrado pensando no petropolitano. Agradeço a presença de todos e tenho a certeza que teremos o melhor plano de contingência de verão que da história de Petrópolis”, disse.

 Além do escritório, a Defesa Civil vai realizar ações nas comunidades, através dos projetos “Defesa Civil na sua Casa” e “Plano de Contingência da Família”. O Plano Verão 2018 de Petrópolis contempla, ainda, a capacitação dos gestores dos órgãos parceiros.

 No evento também estiveram presentes o secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos, a secretária Assistência Social, Denise Quintella, o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo, o Controlador Geral do município, Fábio Alves, e o Superintendente de Esportes, Hingo Hammes.

 Participaram do lançamento dos esforços para a elaboração do Plano Verão 2018 de Petrópolis representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Aeronáutica, Cruz Vermelha, Roer, Águas do Imperador, Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), Lions Clube, Mitra Diocesana de Petrópolis, Legião da Boa Vontade (LBV), além de órgãos ambientais e as associações de moradores.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PESQUISA POR MATÉRIAS