ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 19 de julho de 2017

FESTIVAL AGROSERRA VAI ATRAIR CERCA DE 6 MIL VISITANTES

Festa vai ocorrer na Praça de Secretário de sexta a domingo | Divulgação
As delícias da produção rural de Secretário, localidade rural e de forte apelo turístico, são os atrativos do Festival Agroserra 2017, que tem apoio da Prefeitura, por meio da TurisPetro. O evento acontece de sexta a domingo (21 a 23/07) com a previsão de movimentar mais de R$ 2 milhões na economia da cidade. O público estimado para os três dias de evento é de 6 mil pessoas. 

Mais de 500 leitos em hotéis e pousadas estão ocupados com quem vem prestigiar a festa e até mesmo casas na região foram alugadas por turistas. A feira movimenta ainda 10 bares e restaurantes da localidade e consolida Secretário como mais um destino para a alta temporada de inverno de Petrópolis.


 “É mais um evento diferenciado, que incrementa a programação oferecida no município e destaca o produto artesanal local evidenciando Petrópolis como uma cidade cheia de atrativos. O festival, em especial, torna a vivência do nosso visitante e turista ainda mais personalizada, com essa experiência degustativa com uma diversidade de produtos da região”, destaca Marcelo Valente, secretário da TurisPetro.

 Para Marcelo Fiorini, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico o Agroserra é mais um evento que tem viés não só no turismo, mas na agricultura e no turismo. “Operamos em conjunto para que ele seja realizado com sucesso e cumpra todas as missões: valorizar a produção, atrair turistas e desenvolver a economia”, aponta. 

O evento reunirá mais de 40 expositores, entre produtores e empreendedores da região. De acordo com o Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cerca de 40 famílias vivem da produção rural em Secretário. No local são produzidos leite, queijo, mel, verduras e também legumes, que tem maior ênfase na região.

 Além da grande variedade de produtos em exposição, como cervejas e cachaças artesanais, queijos, legumes e verduras orgânicos, doces, compotas, conservas e artesanato, os visitantes poderão aproveitar, ainda, uma série de atividades gastronômicas, culturais e musicais.

 “Esse é um evento de sucesso que ocorre em um distrito e colabora para a divulgação e comercialização dos produtos agro derivados locais”, afirma o diretor do Departamento de Agricultura, Celso Albuquerque.

 Segundo Janice Caetano, criadora e organizadora do evento, a proposta é de promover o contato entre os fornecedores e compradores, mostrando o potencial da região.

 “O festival tem a função de venda, mas, sobretudo, de destacar os produtos de Secretário, aproximando os produtores dos compradores finais, como os comerciantes. É um festival diferente, com participação total da comunidade. Muitos turistas prestigiam o evento, sobretudo os do Rio de Janeiro, evidenciando o potencial produtivo da região. Outro ponto trabalhado com os agricultores é a importância da formalização para que eles possam participar de outros eventos”, disse Janice.

Evento prevê oficinas e workshops
 Outro diferencial do Agroserra é a participação das crianças na comunidade.
“Eles participam de oficinas gastronômicas e interagem o tempo todo no evento. Através de uma parceria com a ONG amigos da Mata, nesse ano, 11 crianças participaram de aulas de vídeo e TV, sempre valorizando o olhar sobre o local. Eles entrevistaram os moradores e o resultado será exibido em um vídeo para os visitantes. No sábado, eles continuarão a atividade entrevistando o público e falando sobre as belezas de Secretário”, contou Janice.
 O festival contará ainda com uma série de oficinas e workshops oferecidos durante os três dias de evento. Na sexta, será realizada uma oficina de fermentação natural. Já no sábado (22.07) o destaque fica por conta da oficina de papel artesanal a partir de cascas de alho e cebola e uma aula show sobre aproveitamento integral dos alimentos. Por fim, o último dia de Festival (23.07) será marcado por mais uma oficina voltada para o aproveitamento integral dos alimentos, dessa vez voltada para as crianças.
 Todas as atividades oferecidas durante o AgroSerra – da Roça ao Prato serão gratuitas, sendo necessária somente, a inscrição prévia no próprio local do evento para a participação nas oficinas e workshops. O Festival acontece na sexta-feira, das 17h às 23h, no sábado, de 11h às 23h e, no domingo, de 10h às 15h. A programação completa do evento com os horários das oficinas pode  ser conferida no site http://www.festivalagroserra.com.br​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia