ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

segunda-feira, 24 de julho de 2017

INCÊNDIO DESTRÓI SUPERMERCADO EXTRA NO CENTRO HISTÓRICO

Cinzas e escombros: foi tudo o que sobrou do Supermercado Extra, localizado na Rua Paulo Barbosa, no Centro, após mais de 24 horas de incêndio. O fogo começou por volta das 7h do domingo (23)  na parte lateral, onde fica o depósito e rapidamente se alastrou pelo restante da loja e as chamas atingiram o teto que desabou parcialmente no final da tarde. O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente porém, por conta da grande quantidade de fumaça não conseguiu entrar no local para identificar o foco do incêndio.  

Durante todo o domingo e a madrugada desta segunda-feira, os homens do Corpo de Bombeiros trabalharam para debelar as chamas porém, algumas explosões no interior do prédio dificultaram o trabalho.

Na manhã desta segunda-feira o fogo ainda consumia o que restou da loja e ainda havia muita fumaça no local.  A Defesa Civil do município foi acionada para avaliar as condições do prédio isolando toda a área próxima. As Ruas Paulo Barbosa, Prudente Aguiar e as galerias do Regente e Vitrine também foram fechadas.  A Praça Clementina de Jesus, onde fica o Camelódromo,  foi totalmente interditada. Moradores do Edifício Regente, vizinho ao supermercado, foram orientados a sairem de casa até que uma perícia seja feita para avaliar se houve danos às estruturas.
A prefeitura disponibilizou o maquinário da Secretaria de Obras para o auxílio nas ações de combate ao incêndio. Várias secretarias acompanham de perto as ações do Corpo de Bombeiros, bem como da Defesa Civil, para garantir o apoio nas atividades emergências e também na reestruturação das atividades econômicas tanto do supermercado quanto dos segmentos envolvidos no entorno, como comércio e ambulantes.

Empregos 
O Extra garantiu a manutenção dos 148 funcionários da unidade da Paulo Barbosa. De acordo com a direção da rede, os colaboradores serão realocados para as outras unidades do município e colocados em férias coletivas. A prefeitura estuda como o poder público pode atuar para ajudar a empresa na retomada da unidade e garantia dos postos de trabalho.

Mudanças nos pontos de ônibus
Por conta da interdição da via, os ônibus que servem aos distritos, linhas 600, 700 e linhas executivas estão fazendo ponto na Rua da Imperatriz, próximo ao Museu Imperial. Já os ônibus da PetroIta estão deslocados em embarque e desembarque para a Rua Sousa Franco.  Fiscais das empresas estão na Paulo Barbosa informando à população sobre as alterações.

Táxis e camelódromo
O fogo que ainda ardia nesta manhã e o trabalho dos bombeiros atrairam muitas pessoas ao local. Para o taxista Paulo Fernando, de 58 anos, que trabalha no ponto ao lado do Extra, além do susto ficou a preocupação: "Este era um ponto ótimo, tínhamos muitos passageiros por causa do supermercado. Sem ele, certamente as corridas vão minguar muito. Esperamos que o mesmo seja reconstruído em breve", disse.
Camelôs que possuem barraca na Praça Clementina de Jesus também estão impedidos de trabalhar até que o espaço, que  fica nos fundos do mercado, esteja livre de riscos. A prefeitura informou que  eles retomarão às atividades nesta terça-feira (25), provisoriamente no estacionamento da CPTrans, localizado à Rua do Imperador 125, ao lado da Caixa Econômica. O horário de funcionamento do espaço que vai abrigar os 40 ambulantes é de 8h às 20h.


Fotos e texto: Demétrio do Carmo