ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

CINECLUBE MAUÁ APRESENTA O FILME "OLGA"

Na próxima segunda-feira (14), as 14h, a Casa da Educação abre as portas para mais uma edição do Cineclube Mauá. A atividade contará com a exibição do filme “Olga” e bate papo com o professor de história, Norton Ribeiro. Participam do encontro 30 alunos do ensino fundamental da E.M Jamil Sabrá. A atividade é gratuita e aberta também à comunidade.
“O Cineclube Mauá é uma iniciativa que fortalece o aprendizado, proporcionando uma atividade diferenciada dentro da programação pedagógica. Os filmes são escolhidos pelas escolas e são feitos debates após cada exibição se tornando uma aula de história diferenciada, que conquista a atenção dos jovens”, explica o secretário de Educação, Anderson Juliano.
“Ter um cineclube na Casa, além de cumprir uma lei federal que determina a apresentação de títulos nacionais nas escolas, também propicia um momento de conversa, troca, crescimento e autonomia para os alunos. Cada vez mais o espaço se torna referência de convívio evolutivo. Um orgulho enorme estarmos fazendo parte desse momento”, destaca a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.
O CineClube Mauá acontece sempre nas segundas-feiras, quinzenalmente. Após o filme, o público tem a oportunidade de participar de um bate-papo com o professor Norton. O evento é aberto às escolas interessadas que devem fazer a inscrição pelo telefone 2246-8659. O evento também é aberto à comunidade.

Mais de 500 alunos da rede já prestigiaram o Cineclube Mauá
O professor Norton Ribeiro, que é o responsável pelo Cineclube Mauá, destaca que mais de 500 alunos da rede municipal de Educação já participaram da atividade esse ano.
“O filme Olga foi apresentado para duas escolas e fez muito sucesso. É uma história forte, que retrata uma época importante da nossa história. O Cineclube é um sucesso entre os alunos da rede municipal. É uma atividade importante, direcionada. Os estudantes saem do ambiente escolar e têm um contato diferençado com a sétima arte, por meio de outro olhar, prestigiam o filme com a orientação do professor. Atentos aos acontecimentos históricos, eles têm a oportunidade de fazer perguntas e pensar sobre a história de uma forma diferente”, explica o professor Norton.
O filme conta a história da revolucionária Olga Benário e sua vida junto com Luís Carlos Preste. Os alunos estão estudando esse assunto e vamos fazer um debate sobre o filme e história do Brasil no período, com paradas estratégicas e explicações do contexto histórico. O objetivo é estabelecer relações para que os alunos tenham uma visão da época. O filme foi muito bem feito, com um tratamento histórico elaborado. A atividade permite sair um pouco dos livros, criando outro ambiente para aquele período histórico”, explicou Norton Ribeiro.
Olga é um filme brasileiro lançado em 2004 pelo diretor Jayme Monjardim, inspirado na biografia escrita por Fernando Morais sobre a alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes. No filme, estrelam Camila Morgado como a protagonista, Caco Cioclercomo Luís Carlos Prestes e Fernanda Montenegro como Dona Leocádia Prestes, mãe de Luís Carlos Prestes. Olga foi um grande sucesso de bilheteria: 385 mil pessoas o assistiram apenas no fim de semana de estreia no Brasil. A obra também recebeu três prêmios no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema de 2005. ​