ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

CORAL PRO TEMPORE E DA USIMED ABRE A PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO IMPERIAL DE COROS NESTE SÁBADO

O canto coral vai contagiar ainda mais a Cidade Imperial a partir deste sábado (05.08) com o início do Circuito Imperial de Coros que vai oferecer programação permanente e gratuita com uma das mais belas tradições do município. E o primeiro palco a receber os concertos é o Palácio de Cristal, que será o cenário do projeto do Instituto Municipal de Cultura e Esportes - sempre nos primeiros sábados do mês -  às 18h. Quem abre a programação é o Coral Pro Tempore e da Usimed, trabalhos desenvolvidos por grupos da melhor idade.

 Um projeto do município, o Pro Tempore é formado por 32 integrantes sob a regência do maestro Paulo Afonso – a frente do coro desde sua criação, há 16 anos. E foi justamente com o objetivo de oferecer para o público da terceira idade uma atividade cultural reconhecida e difundida na cidade, o canto coral, que nasceu o projeto. Desde então, o coro tem ensaios semanais – duas vezes por semana – e realiza média de 20 concertos por ano.


 No repertório do Pro Tempore entram canções de Tom Jobim, Vinícius de Morais, Luiz Gonzaga, Dalva de Oliveira, entre tantos outros compositores, além das canções temáticas natalinas, germânicas, italianas e muito mais. Neste sábado, petropolitanos e visitantes poderão apreciar um pouco do trabalho desenvolvido pelo grupo em um dos cartões postais da Cidade Imperial.

 Já o Coral da Usimed, que completa neste mês 14 anos de existência, foi criado como uma oficina de música no Projeto USI-VIDA da Usimed Petrópolis. Com o cunho terapêutico, o grupo conta com vasto e eclético repertório musical construído e colhido da história de vida de seus 52 participantes.  Os aspectos cognitivos, motores, sociais, mentais e emocionais do grupo são trabalhados com músicas folclóricas, populares e trilhas sonoras por meio das técnicas de musicoterapia.

O resultado deste trabalho – que já foi apresentado em diversos congressos de medicina e musicoterapia no país e no exterior – vai abrilhantar o lançamento do Circuito Imperial de Coros. O coro tem regência de Celina Maydana (médica e musicoterapeuta) e Fátima Brasil (musicista e musicoterapeuta).

“Estamos felizes e ansiosos por conseguir fomentar a cultura local com nossas jóias. E os corais fazem parte disso. Petropolitanos e turistas ganham uma programação incrível, fixa e ainda gratuita. Quem já viu terá a oportunidade de apreciar novamente, e quem ainda não teve o prazer de conhecer vai se encantar com os nossos corais. É a valorização de uma expressão artística tão simbólica e uma das mais atuantes na Cidade Imperial - o canto coral. O Circuito Imperial de Coros é uma iniciativa que certamente agrega ainda mais valor a uma cidade tão cultural, como a nossa Petrópolis”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

Serviço
Circuito Imperial de Coros com o Coral Pro Tempore e da Usimed
Onde: Palácio de Cristal, que fica na Rua Alfredo Pachá s/n, Centro
Quando: sábado (05.08), às 18h
Quanto: Gratuito
Informações: (24) 2247-3721