ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

MEIO AMBIENTE E SUA BRASILIDADE ESTÃO EM CARTAZ EM EXPOSIÇÃO NO PARQUE MUNICIPAL EM ITAIPAVA

Mostra do artista Fernando de Menezes pode ser visitada de 4 a 27 de agosto no espaço cultural do Parque Municipal, em Itaipava | Divulgação
O povo brasileiro, sua cultura, que inclui a política do país, tudo costurado pelo meio ambiente como fio condutor e muita sensibilidade. Essa é a temática da exposição Brasilidade, do artista Fernando de Menezes, que entra em cartaz nesta sexta-feira (03.08) na Galeria Peter Brian Medawar. O espaço cultural fica no Parque Municipal, em Itaipava, e pode ser visitado de segunda a domingo, das 9 às 18h, com entrada gratuita.

Aberta ao público até 27 de agosto, a nova exposição que chega à galeria reúne 17 pinturas e uma instalação, obra que retrata o desequilíbrio ambiental. As telas do artista plástico petropolitano - que morou por 40 anos na capital carioca e retornou há dois para sua cidade natal – foram um trabalho feito a pedido da Infraero sobre a temática do Meio Ambiente. Para retratar tema tão vasto, o artista se apoderou de outros contextos para falar das disparidades que acabam regendo a sociedade como um todo.


“Meu objetivo com esse trabalho é mostrar a sociedade sobre o valor artístico da nossa cultura e do nosso povo. O capricho que temos que ter com nossa verdadeira casa, que é o planeta. E também falo de moralidade. Para uma sociedade caminhar para o progresso é preciso ter esses dois pesos: a moralidade e a cultura”, comenta o artista, que se rendeu às artes plásticas como foco de vida no auge dos seus 50 anos.

“Sempre gostei de arte. Pintava como hobby nas minhas férias para extravasar e sempre que sentia vontade. Mas aos 50 comecei a me aprofundar nas aulas, incluindo sobre restaurações, quando resolvi entrar para um ateliê no Rio”, lembra Menezes, que já tem no acervo cerca de 150 obras, algumas delas expostas nos aeroportos do Rio de Janeiro, faculdades, Museu do Exército, além de trabalhos vendidos que hoje estão fora do Brasil, em Portugal. Fernando também já teve suas obras expostas ao grande público em cerca de 30 exposições, a maioria em coletivas.

“Gosto de fazer minhas obras de maneira com que a pessoa sinta o que quero dizer. Que sensibilize o espectador. A arte tem que sensibilizar não apenas a pessoa, mas o espírito da pessoa. E com cada tela quero mostrar a sociedade o valor do que não vemos”, disse.

A exposição Brasilidade será aberta nesta sexta-feira, podendo ser apreciada até 27 de agosto. A Galeria Peter Brian Medawar fica aberta todos os dias, das 9 às 18h, com entrada franca.

Serviço
Exposição Brasilidade
Onde: Galeria Peter Brian Medawar, no Parque Municipal, em Itaipava
Quando: de 4 a 27 de agosto
Visitação: de segunda a domingo, das 9 às 18h
Quanto: Gratuito