ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

PETRÓPOLIS PASSA A TER EMISSÃO DE PASSAPORTE

O posto da Polícia Federal em Petrópolis retomou nesta terça-feira (12) a emissão de passaportes no município. A cidade não contava com este serviço há 10 anos. A partir de agora, serão feitos até 40 agendamentos por semana, oferecendo maior praticidade a quem deseja viajar para fora do país. Com isso, os petropolitanos e moradores das demais cidade da Região Serrana terão maior comodidade para obter o documento.

Até aqui, quem precisava de passaporte tinha de ir para o Rio ou Juiz de Fora pelo menos duas vezes – uma para entrega da documentação necessária e outra para receber o passaporte pronto. Agora, basta agendar o procedimento para o posto de Petrópolis, que fica na Av. Ayrton Senna, 699 – Quitandinha (próximo ao pórtico).
“Esse é um serviço de extrema importância para a população. Isso garante que os petropolitanos não precisem mais se deslocar para o Rio ou Juiz de Fora duas vezes para retirar o documento, que é nosso documento oficial fora do país. Pessoas de outros municípios também terão Petrópolis como referencial para fazer a retirada do passaporte. Já no início do ano, recebi empresários que apontaram a necessidade de que o posto da PF em Petrópolis oferecesse esse serviço. Fizemos uma reunião com a PF, em que foi garantido que seria possível e agora houve essa concretização”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi, que compareceu à solenidade de inauguração do serviço.
A emissão de passaportes em Petrópolis já começou a beneficiar pessoas como Jailson Webber. Ele atua no ramo farmacêutico e, em fevereiro, vai viajar a Portugal a trabalho. Jailson acabou ajudando a testar o sistema e, nesta terça, foi buscar o documento – o primeiro emitido na cidade.
“Fiz todos os trâmites e hoje vim buscar o documento. Tudo demorou menos de uma semana. Esse serviço na cidade é essencial, o município só tem a ganhar, uma vez que os petropolitanos não precisarão mais se descolar para o Rio para conseguir o passaporte”, disse.
Para tirar o passaporte é importante acessar o site da Polícia Federal (www.pf.gov.br), preencher o formulário com as informações pessoais e imprimir o formulário. Com isso, é gerado o GRU (Guia de Recolhimento da União), uma taxa de R$ 257,25 para confecção do documento. Em seguida, é feito agendamento para a entrega do comprovante de pagamento e da documentação exigida – documento de identidade, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral, comprovante de quitação com o serviço militar, passaporte anterior válido, CPF e, para menores de 18 anos, autorização de pais ou responsáveis -, que deve ser feito pelo próprio requerente. Em Petrópolis, o atendimento será às terças e quartas, de 9h às 17h (com pausa para o almoço entre 12h e 13h). Os documentos serão entregues as quintas-feiras.  
“Sabemos da demanda reprimida para este serviço. Muita gente vai se interessar em tirar o passaporte neste posto, que é possível graças ao apoio e parceria com a prefeitura. É um antigo desejo da população e eu agradeço o empenho de todos os envolvidos”, falou o superintendente regional da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, delegado Jairo Souza da Silva.
“É um momento de muita honra poder oferecer esse serviço de grande importância à população. Vai facilitar a vida dos petropolitanos e dos moradores da região Serrana graças à parceria com a prefeitura. A PF está à disposição do município e de todos que precisarem”, declarou o chefe do posto da PF em Petrópolis, Adriano Kaipper.
Estiveram na inauguração do serviço de emissão de passaportes em Petrópolis o vice-prefeito Baninho, os secretários de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi, de Administração e Recursos Humanos, Marcus von Seehausen, de Meio Ambiente, Fred Procópio, o presidente da Câmara, Paulo Igor, o chefe da 7ª Divisão de Polícia Administrativa, delegado Alexandre Ziehe, o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, Oderlei Souza, os delegados da 105ª DP, Cláudio Batista, e da 106ª DP, André Lourenço, o comandante de Bombeiro de Área II – Região Serrana, Rafael Simão, o comandante do 15º Grupamento de Bombeiros Militares, Ramon Camilo, e representantes da Procuradoria da República em Petrópolis, da 1ª e 2ª Varas Federais de Juiz de Fora (MG), da Receita Federal em Petrópolis e da Polícia Rodoviária Federal em Petrópolis.


Passo a passo para emissão de passaportes em Petrópolis
Documentos necessários: documento de identidade, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral, comprovante de quitação com o serviço militar, passaporte anterior válido, CPF e, para menores de 18 anos, autorização de pais ou responsáveis
Abertura do requerimento: no site da Polícia Federal (www.pf.gov.br), preencha o formulário e gere o GRU (Guia de Recolhimento da União)
Valor do GRU: R$ 257,25
Após o pagamento: agende no site da PF a entrega dos documentos e do comprovante de pagamento do GRU (o próprio requerente tem que comparecer ao posto da PF)
Atendimento em Petrópolis: terça e quartas, entre 9h e 12h e 13h e 17h
Entrega do documento: quinta-feira
Endereço: Av. Ayrton Senna, 699 – Quitandinha (próximo ao pórtico)