| PESQUISA POR MATÉRIAS

terça-feira, 20 de março de 2018

FEBRE AMARELA: QUEM FOR VIAJAR NA SEMANA SANTA DEVE SE IMUNIZAR

Por orientação do Ministério da Saúde, quem for visitar cidades com recomendação de vacinação contra a febre amarela deve se imunizar com mais de 10 dias de antecedência. Segundo o Ministério, este é o tempo necessário para que o organismo produza os anticorpos contra a doença. Para quem for para uma dessas cidades no feriado da Semana Santa, o prazo se encerra nesta terça-feira (20). O município continua com 15 unidades de saúde atendendo aos moradores e aplicando a vacina.

“É muito importante que a população se vacine e que procure uma das unidades de saúde. Tivemos, por exemplo, no início do mês, a confirmação da circulação do vírus na região do Quitandinha, então é o momento de protegermos a nossa população contra a febre amarela. Foram recebidas mais 60 mil doses entre janeiro e fevereiro. A vacina em Petrópolis não é fracionada e garante a proteção para a vida toda”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.
No dia 07 de fevereiro, um macaco foi encontrado em uma rua próxima ao Parque Cremerie, no Quitandinha. O Estado confirmou o resultado do exame positivo para febre amarela no último dia 06 de março.
“A população precisa se conscientizar que a melhor estratégia é a prevenção e sendo assim, a única forma de evitar a doença é se vacinando”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.
Petrópolis tem como meta imunizar 100% da população e atualmente é um dos municípios de todo o Estado do Rio com o maior número de pessoas protegidas com 198 mil doses aplicadas desde março de 2017.


Contraindicação da vacina
A vacina possui contraindicações absolutas para os menores de nove meses, pacientes com imunossupressão (pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia, ou com uso de corticoide, por exemplo), e pessoas soropositivas.
“Pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando em todos os municípios devem se vacinar considerando o risco de adoecer a que estão submetidas. Hoje há circulação do vírus no estado então se deve considerar a vacinação. Se não houver contraindicação clínica, a recomendação é que se vacine toda a população de mais de nove meses de idade, incluindo gestantes, mulheres amamentando e pessoas com HIV cujo sistema imunológico não esteja comprometido”, afirmou o subsecretário de estado de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.



Confira a lista de contraindicação:
  • Crianças menores de nove meses de idade;
  • Pessoas com imunodeficiência primária ou adquirida (HIV Positivo);
  • Pessoas em tratamento com quimioterapia, radioterapia, corticoides;
  • Pessoas em uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Natalizumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe entre outros terminados com MOMAB, XIMAB, ZUMAB ou UMAB;
  • Transplantados de órgãos e indivíduos com doença oncológica.
  • Pessoas que já apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica;
  • Pessoas com história pregressa de doença de timo (miastenia gravis, timoma), Lúpus, Doença de Addison e Artrite Reumatoide;
  • Pessoas com doenças hematológicas que cursam com imunodeficiência (aplasia de medula, anemia aplástica).



postos de Saúde e demais locais de vacinação no Dia D:
*Atendimento de segunda a sexta-feira de 8h às 17h – Com intervalo de 1 hora de almoço

- Centro de Saúde Coletiva - Rua Santos Dumont, S/Nº
- PSF Alto da Serra - Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)
- PSF São Sebastião - Rua São Sebastião nº 625
- UBS Alto Independência - Rua Ângelo João Brand s/n
- UBS Quitandinha - Rua General Rondon nº 400
- Ambulatório Escola –  Rua Hívio Naliato nº 169
- UBS Itamarati - Rua Bernardo Proença nº 32
- Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Corrêa, 1.345
- UBS Morin - Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin
- UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n
 UBS Pedro do Rio - Estrada União e Indústria s/n
- PSF Posse - Estrada União de Indústria nº 33.530
- Coordenação Epidemiologia - Hospital Municipal Nelson de Sá Earp Rua Paulino Afonso, 455
- UBS Mosela - Rua Mosela nº 744
 - UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco s/n

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI