| PESQUISA POR MATÉRIAS

terça-feira, 14 de agosto de 2018

PROCON ORIENTA SOBRE TROCA DE PRESENTES DO DIA DOS PAÍS

Para que o presente do Dia dos Pais seja lembrado de forma especial e não como um transtorno, os consumidores devem estar atentos a todos os prazos e regras para troca de presentes e mercadorias. A data comemorativa passou, porém, a troca daquele presente com tamanho inadequado, repetido ou com defeito é inevitável e o Procon está À disposição para orientar os consumidores.
Diferente do que muitos consumidores pensam, a troca de produto só é obrigatória em caso de defeitos, ou seja, caso a peça não sirva ou não tenha agradado pela cor, a loja física não é obrigada a trocar. Vale lembrar que estas informações precisam ficar claras no ato da venda.
“O Procon Petrópolis tem o dever de instruir e orientar de maneira permanente o consumidor de Petrópolis. Neste caso quando envolve comércio, a principal dúvida tanto para o lojista quanto para o consumidor são as questões e regras da política de troca de produto. Nessas operações temáticas que realizamos voltadas para educação, para o consumo, a gente sempre instrui com cartilhas não só o consumidor, mas também os lojistas. O objetivo das ações é minimizar os conflitos e tornar a relação entre as partes, uma relação mais saudável e com isso minimizar os problemas junto ao Procon”, pontuou o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o comprador tem 90 dias para reclamar junto ao fornecedor quando se tratar de produtos duráveis e 30 dias para produtos não-duráveis. Para efetuar a troca, as condições como prazo, local, dias e horários específicos devem constar na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em um cartaz na loja. Para ter os direitos resguardados na hora da troca, o consumidor deve guardar a nota fiscal ou recibo de compra, termo de garantia e a etiqueta no produto.
Quem quiser denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/ procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI