quarta-feira, 12 de setembro de 2018

PROGRAMA JOVEM ALERTA TEM INÍCIO NA POSSE

Foram iniciadas, nesta terça-feira (11), as capacitações do programa Jovem Alerta, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito da Posse. O curso é uma parceria da Secretaria de Assistência Social com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e visa preparar jovens entre 14 e 24 anos para o primeiro emprego. Trinta pessoas participaram deste primeiro encontro do Programa no distrito.

“Os jovens estavam motivados nesse primeiro encontro. Acredito que o Jovem Alerta vai ser um diferencial muito grande na vida de cada um deles. É um trabalho para os jovens, tanto de capacitação profissional quanto de orientações para primeiro emprego. Os temas que desenvolvemos têm a ver com projeto de vida, com as dicas para este primeiro emprego, de como funcionam a aprendizagem e o programa de estágio e as formas para eles se colocarem em uma entrevista”, destacou a psicóloga do CIEE, Vanessa dos Santos.
O Jovem em Alerta é um projeto socioeducativo do Serviço Social do CIEE. Ele tem como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento do jovem e com o seu aprimoramento social. A capacitação vai durar, aproximadamente, três meses. Neles, serão abordados temas como a reflexão sobre o conceito de família, gravidez na adolescência, discussão sobre drogas e os efeitos de seu uso, entre outros.
“A ideia é preparar o jovem para a vida profissional. Já estão sendo dadas as instruções no sentido de preparar os participantes para o mercado de trabalho. Cidadania e sexualidade também estão entre os temas abordados. Estamos juntos com o CIEE, desejando oferecer nosso espaço para capacitar o jovem para que ele crie novas perspectivas de um futuro profissional”, disse a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.
Esta é mais uma atividade da parceria entre a Assistência Social e o CIEE, que já realizam trabalhos voltados para o incentivo aos jovens na busca pelo primeiro emprego. O trabalho em conjunto já permitiu, neste ano, a inscrição de 53 jovens no Programa Acessuas Trabalho, que visa a promoção de famílias beneficiárias de programas sociais ao mundo do trabalho.  
“Sempre importante gerar atrativos para o público mais jovem, para que eles possam se interessar e participar das ações. Esta interação nos permite conhecer um pouco mais das necessidades da comunidade e oferecer um serviço característico para os atendidos pela Assistência Social. A ideia é disponibilizar a capacitação para os atendidos pelos CRAS”, destaca o diretor de Proteção Social Básica, Rodrigo Lopes.     
Na próxima quinta-feira (11.09), o Programa Jovem Alerta terá inicío no CRAS Centro. Lá, mais 32 jovens vão poder receber as orientações das assistentes sociais do CIEE.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI